RIO GRANDE DO SUL PODE TER 16 DIAS SEGUIDOS COM REGISTRO DE CHUVA

Porto Alegre tem possibilidade de chuva todos os dias entre esta quinta e a próxima terça-feira. Chuva em alguns momentos pode ser moderada a forte. | JOEL VARGAS/PMPA

Chuva marcou presença em todos os dias desde o começo do mês no Rio Grande do Sul e aumentará no estado nos próximos dias.

O Rio Grande do Sul pode completar 16 dias seguidos com registro de chuva, conforme dados analisados pela MetSul. Embora não tenha chovido todos os dias em todas as cidades do estado, desde 1º de abril houve registro de precipitação na forma de chuva de ao menos 1 mm todos os dias no Rio Grande do Sul. Em alguns, a precipitação foi mais isolada e em outros mais ampla.

Os maiores acumulados de chuva diários na rede do Instituto Nacional de Meteorologia até agora em abril foram de 18 mm no dia 1º em Livramento, 66 mm em Rio Grande no dia 2, 6 mm em Tramandaí no dia 3, 47 mm no dia 4 em Dom Pedrito, 49 mm em Palmeira das Missões no dia 5, 15 mm em Vacaria no dia 6, 80 mm em Santa Maria no dia 7, 79 mm em Cruz Alta no dia 8, e 8,2 mm em São José dos Ausentes no dia 9.

Nesta quarta-feira, décimo dia seguido com chuva de ao menos 1 mm em algum ponto do Rio Grande do Sul, os acumulados de precipitação até o fim da tarde somavam na rede oficial 24 mm em Tupanciretã, 17 mm em Santiago e São Luiz Gonzaga, 4 mm em Ibirubá, e 3 mm em Rio Pardo e Cruz Alta.

Os dados de modelos numéricos analisados pela MetSul indicam que o Rio Grande do Sul deve ter chuva todos os dias até a terça-feira, dia 16 de abril, ou seja, é altíssima a probabilidade de que o estado complete 16 dias seguidos com precipitação de ao menos 1 mm.

A instabilidade já começa a aumentar no Rio Grande do Sul e tende a se intensificar nesta quinta, dia que será de muitas nuvens com o predomínio de céu nublado a encoberto no estado. Áreas de instabilidade trazem chuva e garoa durante o dia para a grande maioria das cidades gaúchas, especialmente do Centro e da Metade Norte. Mais a Oeste, na Campanha e no Sul, embora o dia com nuvens, a instabilidade será mais isolada e em diversos pontos sequer chove.

Na sexta, a chuva tende a ser mais generalizada no Rio Grande do Sul e alcançar cidades do Oeste e do Sul que devem escapar da instabilidade nesta quinta. No fim de semana, uma área de baixa pressão vai reforçar ainda mais a instabilidade com chuva em todas as regiões do estado e que será localmente forte a torrencial.

O começo da semana que vem reserva mais chuva. Isso porque uma frente fria associada a um centro de baixa pressão na região do Prata deve começar a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste, trazendo mais precipitação.

Na terça, o sistema frontal cruza pelo estado, trazendo mais água. A quarta da semana que vem tem possibilidade de ser um dia sem registro de precipitação superior a 1 mm, mas ainda é cedo para determinar se será ou não o 17º dia com registro de chuva no estado.

Conforme alerta da MetSul Meteorologia publicado mais cedo nesta quarta-feira, a soma de vários dias seguidos de instabilidade, e forte em alguns momentos, deve provocar volumes altos a até excessivos de precipitação no território gaúcho até a metade da semana que vem. Grande número de cidades do Sul do Brasil, em particular do Rio Grande do Sul, deve ter 50 mm a 100 mm até a metade da semana que vem.

Alguns pontos podem ter registros até de 150 mm a 200 mm. Há dados indicando mais de 200 mm em setores muito isolados. Embora haja risco de temporais muito isolados e pontuais, o maior risco nos próximos dias será mesmo chuva, que pode cair forte a intensamente em alguns pontos. Por isso, podem ocorrer alagamentos em diferentes cidades e os níveis de alguns rios podem ter maior elevação, ocasionalmente atingindo cotas de alerta ou de inundação.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

 

metsul.com

Rio Grande do Sul pode ter 16 dias seguidos com registro de chuva

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas