Resultado do Enem 2023: como ver a nota da prova no site do Inep

Nota do Enem 2023: veja como conferir resultado das provas pela Página do Participante — Foto: Divulgação/GettyImages

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023 já está disponível no site do Inep.

Divulgado nesta terça-feira (16), o resultado poderá ser usado para concorrer a vagas em universidades públicas no Sisu 2024 na próxima semana. As notas dos “treineiros” — estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e, portanto, não participam do Sisu — serão disponibilizadas apenas em março.

Para conferir o desempenho nas provas de Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação, basta acessar a Página do Participante e efetuar login com sua conta Gov.br. A seguir, veja o passo a passo para conferir sua nota do Enem 2023.

 

Quando é o Sisu 2024? E o ProUni?

Com as notas do Enem 2023, os prestadores do exame podem se inscrever no Sisu 2024 e no ProUni, que selecionam candidatos para as universidades públicas e particulares, respectivamente. Diferentemente dos anos anteriores, o Sisu 2024 terá apenas um processo seletivo, que acontece entre os dias 22 e 25 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Durante o período, os candidatos devem escolher duas opções de curso para concorrer a vagas para o primeiro e segundo semestres do ano. O resultado será divulgado no dia 30 do mesmo mês.

Já o ProUni 2024, que oferece bolsas de 50% a 100% em universidades privadas, acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, com vagas referentes ao primeiro semestre de 2024. Os primeiros selecionados serão convocados no início de março.

Vale lembrar que, para concorrer às bolsas, é preciso cumprir uma série de requisitos, como ter estudado em escolas públicas durante o ensino fundamental e médio, comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio ou até três salários mínimos — a depender da bolsa — e mais.

 

Que horas sai o resultado do Enem?

O resultado do Enem 2023 estará disponível a partir de 10h30 desta terça-feira (16).

Vale lembrar que, como o site deve ficar congestionado, é recomendado esperar um pouquinho mais antes tentar acessar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Enem 2023: veja coletiva de imprensa do Inep

Antes de divulgar o resultado, o Inep está fazendo uma coletiva de imprensa aberta ao público. Confira como assistir.

  1. Acesse o canal oficial no YouTube do Inep (https://www.youtube.com/@inep_oficial);
  2. Clique em “Ao vivo” e, depois, na transmissão “Enem 2023 | Divulgação dos resultados do exame e informações sobre o Sisu e o Prouni”.

Nota do Enem 2023: saiba como ver resultado das provas

  • Passo 1. Acesse o site do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) e clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
  • Passo 2. Na tela seguinte, insira seu CPF e, depois, clique em “Continuar”;
  • Passo 3. Digite sua senha e clique em “Entrar” para efetuar o login na conta Gov.br;
  • Passo 4. Você será direcionado de volta à Página do Participante. Então, clique em “Resultado 2023”;
  • Passo 5. Na próxima tela, clique em “ENEM 2023”;
  • Passo 6. A página exibirá as notas de cada prova do Enem e da redação. Em março, os botões “Baixar redação” e “Vista pedagógica” também estarão disponíveis. Se desejar, clique em “Versão impressa” para gerar um arquivo do seu resultado;
  • Passo 7. Selecione “Imprimir” para fazer a impressão do seu boletim do Enem 2023.

 

techtudo.com.br

 

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir