Ressaca do mar deixa o Litoral Norte em alerta até esta Sexta-feira

Na orla de Tramandaí, mar avança além das guaritas desde a madrugada | Foto: MILTON SARDI / ESPECIAL / CP

Prefeitura de Tramandaí monitora situação da ressaca no mar e do nível da Lagoa do Armazém.

A atuação de uma frente fria causa ressaca em vários trechos do mar, no eixo Torres-Dunas Altas, no Litoral Norte. Na quarta-feira, a Marinha do Brasil havia emitido alerta para a possibilidade de ondas, vindas da direção Sul, de até 3 metros de altura entre Mostardas, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina. O alerta é válido até esta sexta-feira.

No início da madrugada desta quinta-feira a água do mar invadiu a faixa de areia, chegando a invadir os calçadões de Tramandaí e Imbé, sem deixar danos.

A água batia nas muretas de contenção e acaba por escoar pelas vias, deixando pontos de alagamento. Já a avenida Nilza Costa Godoy registrava pontos de alagamento devido ao transbordamento do Rio Tramandaí, em razão da ressaca em Imbé.

Em Tramandaí a água atingiu a avenida Beira-Mar, através da rampa de escoamento existente nas imediações da Praça dos Botos, no bairro Barra.

Em Jardim do Éden, na orla do balneário, as ondas avançaram até as dunas de areia. Morador da zona Norte de Porto Alegre, o aposentado Jair Vilar, 74 anos, rumou para o Litoral depois de ter a residência atingida pelas cheias do Guaíba. “Estou na casa de veraneio de um familiar desde o dia 5 de maio. Perdi tudo na Capital”, revelou.

Vilar relatou ter sido resgatado de barco, por uma equipe de voluntários, deixando para trás a casa com a água batendo nas janelas e o carro estacionado na garagem. Morador do bairro Navegantes, não sabe até quando permanecerá no Litoral.

Na madrugada, estava apavorado, temendo que o mar avançasse até a residência, em Oásis Sul. “Não consegui dormir. Cheguei a imaginar que uma viatura do Corpo de Bombeiros passaria pela rua, mandando evacuar o local”, afirmou.

Em Atlântida, o motorista de aplicativos Eliezer Becker foi outro que passou a madrugada em claro. Ele também acreditava que o mar poderia avançar até sua residência. “Foi uma noite difícil e certamente a próxima seguirá da mesma forma. A fúria do mar é apavorante”, confidenciou.

 

Monitoramento

Pela manhã, as ondas seguiam lavando as areias e atingindo mais de 70% das pilastras de sustentação da Plataforma de Pesca de Tramandaí.

De acordo com o prefeito Luiz Carlos Gauto, a Defesa Civil e a Guarda Municipal monitoram os bairros nas proximidades da Lagoa do Armazém.

 

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas