No último domingo (18), foi o dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A campanha nacional “Maio Laranja”, que neste ano leva o lema “Faça Bonito”.
A data foi instituída em memória da menina Araceli, assassinada brutalmente em 1973, no Espírito Santo — crime que permanece como símbolo da luta pelos direitos das crianças no Brasil.
Parte da Rede de Proteção de Osório participou de uma entrevista à Rádio Jovem Pan, reforçando a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.
A entrevista contou com a presença da psicóloga Silvana Bentz, da Secretaria de Assistência Social, dos conselheiros tutelares Jucerlena Gomes, Edilson Dellanino e Sérgio dos Santos Reis, além da psicóloga Jéssica Messaggio, representante da organização da sociedade civil Atos 29, que atua junto à assistência social do município.
Os participantes destacaram que o enfrentamento à violência sexual começa com a prevenção e o diálogo, especialmente no ambiente familiar.
Osório já contabiliza oficialmente 10 casos de abuso sexual em 2025. Em 2024 foram 30 casos no ano.
Nesta terça-feira (20), apresentações teatrais gratuitas abordarão o tema de forma lúdica, buscando conscientizar crianças, pais e responsáveis.
As apresentações ocorrerão às 9h, na Praça da Integração, em Atlântida Sul, e às 15h, na Praça João Alvício Trindade, no bairro Albatroz.
Outra importante ação ocorrerá no próximo sábado pela manhã (24), no Largo dos Estudantes, durante a Feira do Produtor.
Durante a entrevista, o conselheiro Sérgio dos Santos Reis anunciou uma novidade tecnológica que promete revolucionar a forma de denunciar e relatar casos de violência: o desenvolvimento de um aplicativo chamado “B”, em homenagem ao menino Bernardo, vítima de um crime que chocou o país em 2014.
O app está sendo desenvolvido por estudantes e professores do IFRS – Campus Osório e permitirá que denúncias sejam feitas de forma anônima e segura, além de oferecer orientações e informações sobre proteção infantil.
Lucas Filho