Na quinta edição da premiação organizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), a cidade concorre na categoria Direitos Humanos com o projeto “Rede de proteção à mulher de Imbé”.
O projeto, inscrito pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI) em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência (SMCT), destaca a atuação da rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica que residem na cidade, uma realidade que atua de forma preventiva, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED), e também repressiva, com apoio da Guarda Municipal de Imbé (GMI), da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC).
A titular da SEMDHI, Daiana Godoy, comemorou a seleção do projeto, destacou o reconhecimento ao trabalho e agradeceu o prefeito Ique Vedovato e o vice-prefeito Régis Cacetinho pelo incentivo e, principalmente, pelas condições dadas para que a atuação da rede ocorra de forma efetiva.
“A indicação de Imbé como um dos finalistas na categoria ‘Direitos Humanos’ tira da invisibilidade um trabalho que é feito por muitas mãos. Através da rede de proteção à mulher, nós conseguimos executar a transversalidade da política pública em prol de quem realmente precisa”, afirma a secretária.
Ique ressaltou que a atuação da rede, ainda que silenciosa, reforça o compromisso do governo com a adoção de um conjunto de medidas que assegurem a ruptura de ciclos ou episódios de violência contra as mulheres. Ele lembrou que somente no primeiro semestre deste ano, a GMI efetuou 31 prisões enquadradas na Lei Maria da Penha, que trata dos casos de violência doméstica e familiar.
“É uma série de ações que engloba diferentes setores, como saúde, assistência social e segurança pública, para ampliar e melhorar a qualidade do atendimento, a identificação e, principalmente, o encaminhamento adequado e humanizado das mulheres que sofrem situações de violência”, destaca o prefeito.
A classificação final dos vencedores de cada categoria acontece no dia 23 de novembro, durante evento de premiação no Smart Cities Park, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Imbé concorre com os projetos “Ressocialização de Apenados”, de Guaporé, e “Programa Novos Horizontes”, de Horizontina.
Sobre o prêmio
O 5º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal vai premiar 48 dos 369 projetos avaliados, contemplando 16 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura; Desenvolvimento Econômico e Desburocratização; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Ecossistemas de Inovação; Educação; Esporte e Lazer; Fazenda; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública; e Turismo.
Os municípios finalistas da 5ª edição já foram notificados e, na cerimônia, receberão troféu e certificado, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares.
Os demais projetos inscritos receberão certificado de participação.
———————————–