615509549_25614838668136595_8743137927832932385_n

Receita Federal desmente boato sobre taxação e monitoramento do PIX

A Receita Federal desmentiu informações falsas que circulam nas redes sociais sobre uma suposta taxação ou monitoramento de movimentações financeiras feitas por meio do PIX.

Segundo o órgão, não existe cobrança de imposto sobre o PIX, nem qualquer tipo de tributação sobre movimentações financeiras, prática que é proibida pela Constituição Federal.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

CORRETOR FORTES CRECI: 087156 F | (51) 9.3505 - 3123 - OSÓRIO - RS
CORRETOR FORTES CRECI: 087156 F | (51) 9.3505 - 3123 - OSÓRIO - RS

De acordo com a Receita, as mensagens que espalham esse tipo de boato são fake news e têm o objetivo de gerar pânico financeiro na população, além de favorecer interesses do crime organizado.

A Receita esclarece que a Instrução Normativa RFB nº 2.278/2025, citada de forma equivocada nas publicações falsas, não cria nenhum mecanismo de monitoramento do PIX.

A norma apenas estende às fintechs as mesmas regras de transparência que já se aplicam aos bancos tradicionais, sem acesso a dados detalhados ou identificação de transações individuais.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

Segundo o órgão, a medida é importante para coibir o uso de fintechs por organizações criminosas, especialmente em práticas como lavagem de dinheiro, já identificadas em operações anteriores.

A Receita Federal também faz um alerta à população sobre os riscos da disseminação de fake news.

Segundo o órgão, esse tipo de desinformação estimula a aplicação de golpes, já que criminosos utilizam mensagens falsas enviadas por redes sociais, telefone e aplicativos como o WhatsApp para enganar e coagir vítimas.

Além disso, a Receita destaca que informações relevantes costumam ser omitidas nessas mensagens falsas.

Desde janeiro, pessoas com renda mensal de até R$ 5 mil estão isentas do Imposto de Renda, enquanto quem ganha até R$ 7.350 tem direito a desconto, conforme as regras atuais.

Por fim, o órgão reforça que a população deve buscar informações em canais oficiais e evitar o compartilhamento de conteúdos não verificados, para preservar a confiança no PIX, considerado um dos principais meios de pagamento do país.

Fonte: Ricardo Veras – Jornalista

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados