A previsão do tempo aponta um dia de intenso calor em parte do Estado, com máximas acima dos 30°C em várias regiões gaúchas.
Rio Grande do Sul – O tempo aberto e ensolarado segue predominando no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (11).
A previsão do tempo aponta um dia de intenso calor em parte do Estado, com máximas acima dos 30°C em várias regiões gaúchas.
O calorão antecede uma nova virada do tempo no Rio Grande do Sul, com retorno da chuva e do risco de temporais.
Conforme a previsão, a área de alta pressão que garantiu dias de tempo aberto no RS começa a perder espaço. Mas, ainda assim, garante um dia de sol e poucas nuvens na maioria das regiões gaúchas.
Na madrugada, as temperaturas não ficam tão baixas quanto às registradas nos últimos dias.
Mínima de 16°C em Caxias do Sul, 15°C em Porto Alegre, 19°C em Uruguaiana e 21°C em São Borja.
No período da tarde, calor pode influenciar na formação de nuvens de chuva entre o Norte e Noroeste gaúcho.
Os termômetros sobem bastante, com máximas chegando a 33°C em Uruguaiana e Cacequi; 32°C em Santa Maria; 31°C em Rio Pardo e Porto Alegre; e 28°C em Passo Fundo.
Na noite de quinta-feira, um sistema de baixa pressão começa a organizar nuvens de chuva entre a Argentina e o Uruguai. Pode chover entre a Fronteira Oeste e a Campanha.
Tempo vira na sexta-feira
Na sexta-feira, a baixa pressão vai cruzar o Rio Grande do Sul próximo da fronteira com o Uruguai e vai avançar para o mar.
O sistema vai organizar as instabilidades na forma de uma frente fria. Há previsão de chuvas fortes e risco de temporais em todas as regiões gaúchas.
Um segundo sistema, que atua no Paraguai, vai intensificar as nuvens de chuva.
Os volumes acumulados até domingo variam entre 60 mm (milímetros) a 100 mm em grande parte do RS.
A tendência é que, no sábado (14), as instabilidades associadas ao avanço da frente fria e ao sistema de baixa pressão permaneçam atuando na metade Leste do Rio Grande do Sul, com chuva moderada a pontualmente forte com descargas elétricas e eventuais rajadas de vento.
Os acumulados ficam entre 20 e 40 mm. As rajadas de vento variam entre 40 e 55 km/h no Estado.
agorars.com