A MetSul alerta que já deve chover entre a madrugada e o período da manhã nos vales, Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte.
O Rio Grande do Sul terá o retorno da instabilidade nesta quinta-feira, 7.
Conforme a MetSul Meteorologia, já chove entre a madrugada e o período da manhã em parte do estado, como os vales, a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
No decorrer do dia, a chuva se concentra mais na Metade Norte.
Na Metade Sul, a instabilidade será isolada. Mais a Oeste, na área de Uruguaiana, não deve chover.
O sol pode aparecer com nuvens em alguns locais e, mesmo nas áreas sob chuva, podem ocorrer intervalos de melhoria.
O dia será de temperatura amena, mas uma massa de ar frio começa a ingressar à noite pelo Oeste e o Sul.
Primeira forte massa de ar frio de agosto
Ainda segundo a MetSul, essa será a primeira forte massa de ar frio deste mês de agosto e deve atuar no final desta semana e no começo da próxima.
O ingresso começará no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul gaúcho já no final desta quinta e no começo da sexta-feira. No decorrer da sexta, o bolsão de ar mais frio cobre todo o Sul do país.
Trata-se de massa de ar frio de trajetória continental, ou seja, que avançará pelo interior do continente.
O ar frio será impulsionado por uma área de baixa pressão que vai trazer chuva entre hoje e sábado, especialmente no Leste gaúcho, e ainda vento principalmente no sábado.
Embora seja uma incursão de ar frio forte para os padrões de agosto, não será tão intensa quanto as duas do mês de junho.
O ar frio deve trazer temperaturas abaixo de zero por vários dias seguidos no Sul do país.
Já na noite de sexta-feira, 8, são possíveis marcas negativas entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense, mas todas as madrugadas de sábado até ao menos a metade da semana podem ter mínimas abaixo de zero no Sul do Brasil.
Deve se esperar geada.No sábado, mais na Metade Oeste pelo tempo mais aberto.
A partir do domingo, deve gear na maioria das regiões gaúchas.
Com uma baixa pressão na costa proporcionando instabilidade e ingresso de ar frio continental se estabelece o cenário que é clássico para neve no Sul do Brasil.
O que não faltará é instabilidade, mas a temperatura não estará suficientemente baixa em altitude em muitos locais para que neve.
Com isso, um cenário de neve em muitas cidades pelos dados de hoje é improvável.
A região que os modelos apresentam maior probabilidade é para o Planalto Sul de Santa Catarina, mas alguns dados indicam chance nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
O período favorável à ocorrência de precipitação invernal (neve, graupel e/ou chuva congelada) compreenderá, na avaliação da MetSul Meteorologia, o final da sexta-feira e a madrugada e a manhã do sábado.
Correio do Povo