O grupo saiu por volta das 19h40min da Barra do Chuí e chegou às 22h30min na praia do Hermenegildo.
Foto : Pablo Javier Silva / Prefeitura de Santa Vitória do Palmar / CP
O grupo saiu por volta das 19h40min da Barra do Chuí e chegou às 22h30min na praia do Hermenegildo. Foto : Pablo Javier Silva / Prefeitura de Santa Vitória do Palmar / CP

Quinta edição da Caminhada da Lua Cheia é confirmada

A cada ano o evento que mistura esporte, turismo e meio ambiente tem levado mais pessoas para as praias de Santa Vitória do Palmar.

Turismo, contato com a natureza e prática esportiva é a essência da Caminhada da Lua Cheia.

INFORME PUBLICITÁRIO


Fortes Imóveis Vende chácara com lagoa em Osório

O evento, que a cada ano tem levado mais pessoas às praias de Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado, teve a edição 2027 confirmada.

Conforme os organizadores devem ser disponibilizadas duas mil vagas. As inscrições permanecerão gratuitas.

Na edição deste ano, em torno de mil pessoas caminharam, os 14 quilômetros entre as praias da Barra do Chuí e do Hermenegildo.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

Elas apreciaram uma noite de céu limpo, temperatura agradável e mar alto e se exercitaram por quase três horas.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Ismáiler Borges, a Caminhada da Lua Cheia é pensada para integrar esporte, lazer e valorização do território. Segundo ele, em uma única experiência, os participantes podem conhecer todo o trajeto entre o Hermenegildo e a Barra do Chuí. “São dois importantes destinos turísticos do município, incentivando o uso consciente das praias e reforçando o conceito de turismo sustentável”, enfatiza.

Segundo os organizadores, o evento cresce a cada ano. “A Caminhada da Lua Cheia nasceu em uma conversa no Dia Mundial do Turismo, em setembro de 2022, durante a demarcação da trilha. No primeiro ano foram 50 inscritos para um trecho de 23 quilômetros. No segundo já com o trajeto entre as praias foram 250, no ano passado subiu para 570 e neste ano tivemos cerca de mil participantes”, destaca o assessor de Turismo do município, Giovani Leão.

Ele conta que o problema é pessoas que se inscrevem (a inscrição é gratuita e não participam do evento). “Na terceira edição foram 700 inscritos e 570 participaram, neste ano foram 1,3 mil inscritos e em torno de mil participantes. As inscrições são limitadas, pela organização e para atender as pessoas com segurança”, justifica.

Os inscritos recebem pulseiras de identificação, água, e medalha de participação. São disponibilizados carros de apoio e ambulância. “Por ser gratuita e limitada, pedimos que se inscreva quem realmente vai participar. Tivemos muitas pessoas que procuraram e não conseguiram se inscrever, pois não tinha vaga. Nossa logística de segurança é para quem se inscreve, mas muitas pessoas entram também sem inscrição. Não vamos negar ajuda, mas o ideal, por segurança, é que se inscrevam”, solicitou.

O evento foi realizado por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), e o PET Turismo da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), reunindo moradores e visitantes em uma experiência que aliou atividade física, contemplação da natureza e turismo sustentável.

O prefeito André Selayaran destacou a relevância de ações como a Caminhada da Lua Cheia para o fortalecimento do turismo local e reafirmou o compromisso com a continuidade do projeto.

Segundo ele, o evento seguirá sendo incentivado e aprimorado, com novas propostas previstas para as próximas edições, ampliando ainda mais o alcance e o impacto positivo para o município.

Normalmente, o evento é realizado quando ocorre a primeira lua cheia do ano, mas em 2026 precisou ser adiado em respeito ao grave incêndio ocorrido no Balneário da Barra do Chuí, no dia 31 de dezembro, que atingiu diversas famílias.

A decisão foi tomada como forma de solidariedade e sensibilidade diante do momento vivido pela comunidade local.

 

Correio do Povo

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados