Temperatura alta não dura muito: na quinta a chuva e o frio retornam.
Nos próximos dias os gaúchos vão passar por um verdadeiro teste de imunidade com acentuada queda na temperatura.
Nesta quarta-feira o Rio Grande do Sul terá o retorno do calor intenso com temperatura muito acima da média para agosto em diversas cidades, especialmente da Metade Norte.
Entretanto, esse período de calor será curto.
A chegada de uma alta polar após a passagem de uma frente fria de quinta para sexta fará a temperatura despencar em até 20°C.
As tardes de sexta e do fim de semana serão típicas de inverno e não bastasse os baixos registros nos termômetros, sob efeito do vento gelado de sul associado a umidade e instabilidade que ocorrerá, a sensação térmica será ainda menor ao ar livre.
Portanto, o “tira e bota casaco” seguirá!
Na quarta, há risco eventos de chuva forte a torrencial com temporais de raios, vento e granizo nos municípios próximos à fronteira com o Uruguai devido ao choque entre a frente quente e a instabilidade que paira hoje sobre o Estado. Por outro lado, na Metade Norte do território gaúcho o tempo abre e a temperatura dá um salto com máximas em torno de 30°C.
A fumaça presente na atmosfera do Estado desde a semana passada, oriunda das queimadas na Amazônia, deve se intensificar nas cidades onde houver bastante calor.
Confira as mínimas e máximas em algumas cidades do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira:
- Bagé 14ºC / 25ºC
- Caxias do Sul 16ºC / 29ºC
- Cruz Alta 20ºC / 29ºC
- Porto Alegre 18ºC / 29ºC
- Rio Grande 15ºC / 18ºC
- Torres 17ºC / 21ºC
Correio do Povo