Quarta-feira ainda tem alguma chuva, mas RS deve ter amplo período de tempo quente e seco

Máximas em Porto Alegre devem ficar entre 25ºC e 29ºC nos próximos dias | Foto: Fabiano do Amaral

Massa de ar quente manterá temperaturas acima da média e chuva escassa pelo menos até a metade de junho.

O inverno está prestes a “entrar em férias” no Rio Grande do Sul. E não apenas aqui. Em uma extensa área da América do Sul, tanto no Brasil como em países vizinhos.

Uma grande massa de ar quente com temperatura acima a muito acima da média vai tomar conta de uma extensa área da América do Sul até a metade do mês.

A massa de ar quente que ingressa vai tomar conta do estado ao menos até a metade do mês com temperatura acima a muito acima desta época do ano.

Até faz um pouco de frio na madrugada, afinal as noites em junho são longas, mas as tardes terão marcas muito acima da média.

Porto Alegre, por exemplo, tem máxima média histórica em junho pela série 1991-2020 de 20,3ºC, mas marcas de 25ºC a 29ºC serão rotina no final desta semana e durante a semana que vem na capital.

No interior, igualmente muitos dias com tardes quentes para os padrões de junho pela frente. No Oeste, Noroeste e nos vales, em alguns dias, especialmente da semana que vem, as tardes terá máximas ao redor ou acima de 30ºC.

A temperatura muito elevada para os padrões de junho atingirá uma grande área do continente. Em pleno auge do inverno haverá cidades do Norte da Argentina e do Paraguai com máximas em torno ou acima dos 35ºC.

Por outro lado, a persistência do ar quente, que bloqueia a instabilidade, provocará uma supressão da instabilidade no Rio Grande do Sul.

Por isso, depois do fim de abril e o maio trágico das águas, a tendência é de chuva escassa no estado por um longo período. É muito provável que sequer chova em diversas cidades gaúchas até a metade do mês e nos locais que tiverem chuva, mais no Sul e no Leste do estado, os volumes serão majoritariamente baixos no período.

 

Frio se despede dos gaúchos

Nessa terça-feira, o Rio Grande do Sul ainda sentia os efeitos da massa de ar frio que ingressou na véspera, com amanhecer frio.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicaram mínimas 0,8ºC em Bagé, 1,7ºC em Cambará do Sul e 2,0ºC em São José dos Ausentes.

Estações automáticas particulares, porém, indicaram marcas menores com -0,9ºC em São Francisco de Paula (Tainhas); 0,5ºC em Herval e 0,7ºC em Canela.

Em Porto Alegre, as mínimas na rede oficial foram de 7,1ºC em Belém Novo e de 7,4ºC no Jardim Botânico. A estação da Secretaria da Agricultura no Lami anotou 5,5ºC. Na região metropolitana, 5,7ºC em Gravataí; 5,8ºC em Nova Santa Rita; 7,1ºC em Barra do Ribeiro; 7,6ºC em São Leopoldo; e 7,9ºC em Campo Bom.

O frio, entretanto, não será a tônica de agora em diante. O ar mais quente começa a ingressar a partir de hoje no Rio Grande do Sul a partir do Noroeste e induz formação de nebulosidade nesta quarta no Estado, especialmente no Sul e no Leste gaúcho, apesar de o sol aparecer com nuvens na maior parte do território gaúcho.

Deve chover em pontos do Sul gaúcho, mas não se afasta até o fim do dia que chova em pontos mais ao Norte no Leste do estado como na área da Lagoa dos Patos e seu entorno.

Em Porto Alegre, esta quarta terá sol e nuvens com períodos de nebulosidade maior, não se afastando instabilidade passageira até o fim do dia, com 11ºC a 22ºC.

 

Correio do Povo

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas