Revegetação de encostas foi feita nos municípios de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo, com o objetivo de reduzir as chances de deslizamentos.
Municípios do Vale do Taquari receberam uma ação de plantio de mudas e lançamento aéreo de sementes nesta quarta-feira (17), em alusão ao Dia de Proteção às Florestas.
O trabalho foi feito em áreas atingidas por enchentes em Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo, em uma ação que visa acelerar a estabilização dos terrenos e reduzir as chances de deslizamentos.
Durante a tarde, equipes utilizaram aeronaves do Exército e Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliaram no lançamento de três mil “bombinhas”, uma mistura de sementes nativas e forrageiras.
Conforme os responsáveis pelo trabalho, se 5% das sementes germinarem e se tornarem plantas adultas, 250 mil árvores nativas devem ser originadas.
Entre as sementes nativas, estavam aroeira-vermelha, cerejeira, jabuticabeira, pata-de-vaca, pessegueiro-do-mato e pitangas.
Já as forrageiras eram de aveia, nabo forrageiro e ervilhaca.
A mistura das sementes foi preparada por alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais.
Também foram plantadas 350 mudas nos três municípios.
Antes do lançamento aéreo das sementes, foi realizada uma solenidade de plantio de mudas de árvores no Parque Linear, em Santa Clara do Sul.
A iniciativa faz parte do projeto SemeAr, uma parceria do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, do Exército Brasileiro, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e prefeituras.
A ação também contou com o apoio do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), do Movimento Pró-Matas Ciliares e da Bio C – Central de Compostagem.