Programa “Clássicos” da TV Cultura apresenta neste sábado “Crôa”, indicado ao APCA 2024 e Manãna de Reys, novas obras da Cisne Negro Cia de Dança

Ministério da Cultura apresenta
Ministério da Cultura apresenta

Neste sábado, às 22h30, o programa “Clássicos” da TV Cultura exibirá dois dos mais recentes repertórios da Cisne Negro Cia de Dança – “Mañana de Reyes” e “Crôa”. A primeira obra, com coreografia de Dany Bittencourt, estreou oficialmente no Teatro Solís, no Uruguai, e foi concebida a partir da peça musical homônima, a convite do diretor da Orquestra Filarmônica de Montevidéu, Martín García. Inspirada nas celebrações do Dia de Reis, a coreografia retrata de maneira lúdica a preparação das crianças para as festividades, quando aguardam ansiosamente os presentes dos Reis Magos. A data tem um significado pessoal profundo para a coreógrafa, pois marca momentos importantes em sua vida, por coincidir com a data de seu casamento e, mais tarde, o nascimento de sua filha.

Por sua vez, “Crôa”, criada por Simone Ferro, resulta de 15 anos de pesquisas sobre as Caixeiras do Divino, uma celebração religiosa tradicional de São Luís do Maranhão. A obra transporta para os palcos a riqueza dos cânticos tradicionais e as várias etapas da Festa do Divino, com uma trilha sonora especialmente composta por Fábio Cardia. A obra foi indicada ao Prêmio APCA 2024 na categoria “Coreografia e Criação”, um dos mais prestigiados prêmios do cenário artístico brasileiro, consolidando o reconhecimento tanto da companhia quanto da coreógrafa

Sobre a Cisne Negro Cia de Dança

Fundada em 1977 por Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia de Dança é uma das mais renomadas companhias de dança contemporânea do Brasil. Com quase cinco décadas de história, a companhia é reconhecida pela inovação artística, técnica apurada e um repertório diversificado que abrange clássicos do balé e criações contemporâneas. A Cisne Negro tem se destacado tanto em palcos nacionais quanto internacionais, representando o Brasil em importantes festivais e turnês em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia e Uruguai, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão.

A companhia é conhecida por suas montagens criativas, incluindo a tradicional temporada de ‘O Quebra Nozes’, realizada anualmente, que se tornou um marco na cena cultural brasileira. Com uma equipe de talentosos bailarinos e sob a direção artística de Dany Bittencourt, a Cisne Negro continua a encantar e desafiar plateias ao explorar novos horizontes na dança.

A Cisne Negro Cia de Dança tem em seus valores a inclusão e está sempre atenta à acessibilidade do público, buscando garantir que sua arte seja apreciada por todos. Com um compromisso inabalável com a excelência e a promoção da arte, a companhia segue firme em sua missão de transformar e enriquecer a vida cultural através da dança.

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas