Evento reuniu 12 composições inéditas, premiou novos talentos e consagrou intérpretes do tradicionalismo.
Uma noite de tradição, música e emoção marcou a primeira edição do Festival de Música Tradicionalista Harmonia em Canto, realizada no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.
Organizado pela Associação dos Acampados da Estância do Harmonia (Acamparh), o evento reuniu um público que vibrou com 12 canções inéditas apresentadas por intérpretes e compositores do cenário tradicionalista, na quarta-feira, 17.
O grande vencedor da noite foi Davi Teixeira, com a música Fundamental pra Mim, interpretada por Jader Leal.
O segundo lugar ficou com Evair Gomes, autor de Pocheirada, defendida por Rainer Erispor.
Já o terceiro lugar foi conquistado por Juliano Rodrigues, com Entre Partida e Regresso, interpretada por ele próprio.
Além das premiações principais, o júri elegeu Rainer Erispor como melhor intérprete, pelo desempenho em Pocheirada, e destacou novamente Davi Teixeira, vencedor da categoria de melhor letra com Fundamental pra Mim.
Entre as canções classificadas, nomes como Alixandre Ibrahim de Lima (Um Aparte de Verso), Nino Saldanha (Entre a Aurora e o Luar e Figueira), Vinícius Peixoto (Filosofia de um Rebanho), Ataliba Carpes (Coração de Rodeio), Lucas Ramos (Abanando o Pala), Rafael Ovídeo – Cabo Deco (Ligeiro de Fato), Diego Gutierres (Alma e Água) e Eugênio Simonetto (in memorian) (Tironando a Oito Soco) também abrilhantaram o palco.
O intervalo contou com show especial de Florisnei Thomaz e Antônio Machado, reforçando o clima festivo da noite.
Para o presidente da Acamparh, Rogério Lara, o festival representa mais uma conquista cultural do movimento:
“Neste ano, fizemos a segunda edição do Festival de Declamadores e a primeira do Harmonia em Canto. Formamos 17 delegados no Orçamento Participativo e mais nove delegados na temática de turismo. Estamos sempre voltados a realizar eventos que fortaleçam a nossa cultura” destacou.
O festival encerrou sua primeira edição consagrando talentos e reafirmando o espaço do Acampamento Farroupilha como um dos principais palcos da cultura popular gaúcha.
Correio do Povo