O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Osório, Jairo Pilar, recebeu a Jovem Pan para explicar os motivos e o anúncio de estado de greve.
Diferentemente da greve que significa paralisação, o estado de greve é o processo de mobilização e reivindicação de uma categoria que se vê desatendida em seus pleitos, podendo contar com manifestações e até mesmo paralizações parciais, sendo etapa natural do caminho que pode conduzir à greve.
Conforme o Presidente, após assembleia, o SSPMO formalizou junto à Prefeitura diversos pleitos da categoria, como o direito à contagem do tempo de pandemia para os servidores da saúde e da segurança, o que na visão do sindicato é um grave descumprimento da lei federal.
Outra reivindicação é o reajuste do vale alimentação (congelado desde 2022); a implementação de vale saúde para os aposentados, pagamento do piso e a suspensão de correção do piso nacional para professores, resultado de ação conjunta das Prefeituras do Litoral Norte.
Jairo Pilar comentou que o sindicato recebeu do executivo a justificativa que o percentual, do limite de folha salarial no município atingiu o limite, porém no entendimento do sindicato as reivindicações de benefícios não descumpre a legislação.
O presidente não falou em prazos, mas solicitou respostas e diálogo.
Lucas Filho