Prefeitura de Rio Grande anuncia que atual cheia superou marca histórica de 1941

Água subiu rapidamente a partir da tarde de quinta-feira (9) e invadiu zonas da cidade em que isso era incomum. Duda Fortes / Agencia RBS

Na manhã desta sexta-feira, nível da Lagoa dos Patos estava 1m57cm acima do normal; água avançou sobre áreas incomuns da cidade, causando estragos e desabrigando moradores.

A prefeitura de Rio Grande anunciou, no início da manhã desta sexta-feira (10), que a Lagoa dos Patos atingiu a marca de 2m37cm, o que fica 1m57cm acima do nível normal. Foi superada a maior cheia da história da cidade, de 1m25cm além do habitual, registrada em 1941.

O prefeito Fábio Branco estimou, nesta semana, baseado em estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que a água poderá chegar a 1m70cm acima do normal.

A noite de quinta-feira (9) foi a de maior enchente na atual crise climática. A água subiu a partir do meio da tarde e invadiu zonas da cidade em que isso é absolutamente incomum para os moradores, como a Rua Senador Corrêa.

Na região residencial do Centro, a família de Rafael Arrieche teve de deixar o lar. Ele resistia usando um bombeador movido a gerador e a bateria para espirrar água de dentro da casa para a rua, mas isso não foi suficiente a partir de 18h30min. A água subiu cerca de um metro em uma hora. Arrieche teve de deixar o local já com água pelo peito. Ele foi para a casa da sogra e, na manhã desta sexta-feira, pretende voltar à residência para verificar os estragos. A prefeitura diz que aumentou consideravelmente a procura pelos abrigos públicos e ainda contabiliza os acolhidos.

Em Rio Grande, a enchente apresentava comportamento de subida a partir do final da tarde e noite, e recuo pela manhã. O cenário mudou definitivamente na virada de quinta para sexta. A água subiu e não baixou mais. Pelo contrário, continuava avançando paulatinamente na manhã desta sexta-feira. Isso foi medido por uma estação instalada no Centro de Rio Grande.

O movimento sofre importante influência do vento e dos níveis de represamento ou escoamento da água para o Oceano Atlântico.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas