Na manhã desta segunda-feira, equipes da Prefeitura de Osório realizaram uma operação de limpeza no cruzamento que dá acesso ao bairro Palmital, ponto conhecido historicamente pelo uso em rituais de religiões de matriz africana.
A ação foi desencadeada após reclamações de moradores e motoristas sobre o acúmulo de restos de oferendas e até a presença de animais mortos espalhados pelo local.
A repercussão da limpeza gerou manifestações de praticantes das religiões de matriz africana, que defendem o direito de realizar seus rituais em locais tradicionais como o cruzamento do Palmital — conhecido como “cruzeiro” entre os adeptos.
“Antes desses moradores ocuparem esse espaço, há muitos anos atrás, nós já usávamos esse cruzeiro para fazermos nossos rituais”, escreveu um praticante nas redes sociais. Ele ressaltou que muitos religiosos têm consciência ambiental e espiritual sobre o uso do espaço: “Quando vou arriar (largar) minhas oferendas, não deixo garrafas, pois tenho a consciência de que alguém possa se cortar. Também evito papéis e esses animais que encontram”.
O praticante também destacou a luta da comunidade por reconhecimento institucional e pelo fortalecimento de espaços de diálogo com o poder público. “Estamos em uma luta, só faltando implorar pelo nosso Conselho de Povos de Religião de Matriz Africana. Temos nossos direitos de expressão!”, desabafou.
A situação reacendeu o debate sobre a criação de espaços apropriados e regulamentados para a realização de rituais religiosos com oferendas.
Para alguns moradores e representantes da sociedade civil, a medida poderia garantir a liberdade de culto sem comprometer a segurança, a limpeza e o bem-estar coletivo.
Lucas Filho
Publicidade:
Vai Viajar para a Serra gaúcha?
Gramado & Canela
Compre Ingressos aqui, evite Filas.
- * Reserva Online de Hotéis
* Restaurantes
* Ingressos para Parques
* Passeios Turísticos e muito mais.
Acesse o link e escolha seu melhor roteiro, e
Boa Viagem!
https://guiaserraelitoral.com.br/











