Prefeitura de Carlos Barbosa segue recuperando os estragos e auxilia moradores atingidos pela enxurrada

Carlos Barbosa: Retorno do tempo firme: Prefeitura segue recuperando os estragos e auxilia moradores atingidos pela enxurrada.

Os desabrigados que estão sendo atendidos nos ginásios e que tiverem condições de retorno para suas casas, terão auxílio da prefeitura.

ATUALIZAÇÃO – A EMEI Arco-íris e a EMEF Nossa Senhora Aparecida retornaram com as aulas.

No início desta semana de tempo firme, a Prefeitura de Carlos Barbosa ainda contabiliza pontos que necessitam reparos emergenciais em ruas, estradas e locais públicos afetados por queda de barreiras, desmoronamentos e alagamentos na cidade e interior, devido à quantidade absurda de chuva da semana passada, como nunca antes vista na região.

Durante a enxurrada da semana passada, dezenas de famílias – principalmente no interior – foram resgatadas de seus lares alagados e casas isoladas pela água e barro e levadas até o ginásio do Bairro Aparecida ou para o salão da comunidade de Santa Luiza – neste caso, para quem é morador da região -. Voluntários, servidores públicos, equipes de segurança como a Guarda Municipal, Bombeiros Voluntários, Samu e apoio das forças policiais, trabalharam para garantir os resgates, atendimentos e a segurança dos atingidos pela enxurrada. A alimentação diária, recebimento e triagem de doações também foi conduzida nos locais, tendo cadastros e organização específica.

Plano agora é organizar a recuperação das áreas atingidas e auxiliar moradores no retorno às suas casas
O prefeito Everson Kirch realiza reuniões com os secretários municipais para definir orientações aos trabalhos da semana.

O plano é, atender o máximo de locais em menor tempo, para que todo o município volte a ter vida normal. Preocupação também é com o “pós-enchente”. Veja algumas ações já encaminhadas:

• A Secretaria Municipal da Agricultura já trabalha com a desobstrução de estradas e apoio em acessos dos moradores desde a semana passada e segue em ritmo acelerado nesta semana, com todas as equipes possíveis, coordenadas pelos subprefeitos.

• A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação – junto a voluntários – trabalha direto no ginásio do Bairro Aparecida e no salão da comunidade de Santa Luiza, recebendo doações e atendendo os desabrigados. Mas tem a incumbência agora em organizar o retorno dos moradores que desejam, ou que tem condições, para suas casas, oferecendo apoio necessário. Possíveis auxílios extras serão discutidos e divulgados posteriormente.

• A Secretaria Municipal de Projetos Públicos também foi acionada para realizar levantamentos de reconstruções de cabeceiras de pontes, acessos ou pavimentações destruídas. Para isso, o Gabinete está trabalhando para buscar verbas estaduais e federais, dentro da proposta do Decreto de Emergência emitido na semana passada. Verba que também deverá ser utilizada na construção de uma nova galeria ampla e com mais capacidade de escoamento para o bairro Aparecida.

• A Secretaria Municipal da Saúde, que fornece apoio nos locais de abrigo do Município, também está incumbida na busca de mais profissionais médicos para o atendimento em relação ao “pós-enchente”, para evitar doenças como a leptospirose e outras, evitar novos casos de dengue, ou até gripe, com os dias mais frios chegando.

• A Secretaria Municipal da Educação, que já liberou o retorno das aulas na zona urbana a partir desta segunda-feira, fará um levantamento nas escolas do interior – que só retornarão às aulas em segurança – quando as estradas estiverem em boas condições para o tráfego de veículos como os ônibus escolares e de transporte público.

Demais secretarias, como Segurança e Trânsito, Planejamento, Serviços e Vias Urbanas e outras, seguem o trabalho de apoio para os cidadãos que necessitam.
Assim que decididas, novas informações serão divulgadas para o cidadão.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: equipes da Prefeitura

438275380_930404142418536_3931482375532916005_n Prefeitura de Carlos Barbosa segue recuperando os estragos e auxilia moradores atingidos pela enxurrada

 

438299079_930404172418533_5409554404404947411_n-1-461x1024 Prefeitura de Carlos Barbosa segue recuperando os estragos e auxilia moradores atingidos pela enxurrada

 

Rádio a Voz FM 87.7

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp