Apesar da pouca participação de público, audiência sobre estacionamento rotativo em Osório apresenta sugestão de melhorias no sistema.
Na noite desta segunda-feira (12), uma audiência pública discutiu o futuro do estacionamento rotativo no município.
O encontro, proposto pelo vereador Ricardo Bolzan, teve como objetivo ouvir a comunidade e apresentar possíveis melhorias ao sistema, que está suspenso desde fevereiro deste ano para reavaliação.
Apesar da relevância do tema, que movimenta opiniões nas redes sociais e no comércio local, a participação popular foi tímida.
Além dos vereadores e do vice-prefeito Ed Moraes, estiveram presentes o responsável pela empresa Pare Fácil — que administra o estacionamento rotativo em Osório —, Jones Alves, e o conselheiro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (ACIO), Jairo Vieira.
A entidade apresentou os resultados de uma enquete realizada entre os moradores da cidade.
Segundo Jairo Vieira, mais de 600 pessoas participaram da consulta, e a maioria se posicionou favorável à continuidade do estacionamento rotativo, mas com ajustes que tornem o sistema mais eficiente e acessível.
Durante a audiência, o microfone foi aberto ao público presente, que manifestou diferentes opiniões.
Em resposta, o representante da Pare Fácil, Jones Alves, reforçou a disposição da empresa em adaptar o sistema às demandas da comunidade.
Uma das propostas apresentadas foi a de flexibilizar o tempo de permanência nas vagas em ruas de menor movimento. “Aquele valor de R$ 2,50 que dá direito à uma hora, em ruas menos movimentadas ele poderá ficar um tempo maior”, sugeriu.
Outra novidade ventilada por Jones foi a implementação de QR Codes nas placas de sinalização, sem a necessidade de buscar um agente de campo — os chamados “amarelinhos”.
Sobre uma das principais reivindicações da população, a redução no número de vagas rotativas, o representante da empresa indicou que a proposta pode ser viável.
Caso haja uma diminuição no percentual repassado pela empresa à prefeitura, será possível acatar a sugestão.
Lucas Filho