O presidente da Frente Parlamentar em Apoio à Implantação do Porto Meridional, deputado estadual Issur Koch (PP), participa da Reunião Ordinária por videoconferência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), nesta quinta-feira, (04/04), às 9h.
No encontro, o relator Caio Farias estará apresentando suas considerações a respeito do requerimento formulado pela empresa Porto Meridional Participações S.A. visando a obtenção de autorização para construção e exploração do porto em Arroio do Sal, na modalidade de Terminal de Uso Privado – TUP, para fins de movimentação e armazenagem de granel sólido, granel líquido/gasoso, carga geral e carga conteinerizada.
“Esse é mais um importante passo para que tenhamos em um futuro próximo o início dos trabalhos desta que será possivelmente a obra de maior impacto para o Litoral Norte, com reflexos para toda a logística do Rio Grande do Sul”, destaca Issur.
INFRAESTRUTURA PORTUÁRIA
Para ele, o Porto Meridional irá ampliar a infraestrutura portuária gaúcha, somando-se à Portos RS junto ao Porto de Rio Grande. “Vamos ter uma melhor distribuição geográfica de portos no Estado, atendendo outras regiões exportadoras, como a Serra e a Região Metropolitana”, enfatiza.
O novo terminal portuário irá trazer de volta cargas que, atualmente, são despachadas para outros portos, entre outros benefícios para o Estado, diz o parlamentar. “A redução dos custos logísticos fará com que cargas que hoje são despachadas para portos catarinenses, paranaenses e paulistas passem a sair de Arroio do Sal, gerando novas oportunidades para todos, sem contarmos os benefícios para o Turismo, tendo em vista que o porto terá capacidade para receber navios de cruzeiro que atualmente apenas passam por nossa costa sem deixar qualquer benefício para nossas comunidades”, finalizou.
AL