Na noite de quarta-feira, 10 de julho, o projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal foi apresentado no 3º Encontro de Negócios realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Instituto Aliança Empresarial em Passo Fundo.
Com o tema “ O potencial da logística portuária e ferroviária para o desenvolvimento macrorregional”, o evento foi mediado pelo jornalista Rodrigo Lopes do Grupo RBS e teve como painelistas o senador Luis Carlos Heinze, o ex-prefeito de Passo Fundo e ex-deputado federal Fernando Carrion e o engenheiro civil João Acácio Gomes de Oliveira, da DTA Engenharia, responsável pelo projeto do porto.
O encontro debateu a ampliação da linha férrea Nova Ferroeste, que tem concentração no Paraná e que se ampliada poderia chegar ao Norte gaúcho e o Porto Meridional de Arroio do Sal, alternativa ao Porto de Rio Grande.
O projeto do Porto Meridional prevê investimentos de 6 bilhões em um complexo que deve movimentar 53 milhões de toneladas ao ano, volume superior ao Porto de Rio Grande.
A estrutura tem potencial para trazer grandes navios ao Rio Grande do Sul e também impulsionar o mercado turístico.
Em termos de comparação, Santa Catarina tem cinco portos marítimos e dos em construção, enquanto o Rio Grande do Sul tem apenas um.
“Com a chegada do Porto Meridional, um marco significativo para o desenvolvimento econômico do estado, a expansão da malha ferroviária surge como o grande desafio logístico a ser superado. Por entender essa dinâmica, tenho focado meus esforços na elaboração de estudos que viabilizem a extensão da Nova Ferroeste até Passo Fundo e, no futuro, até o Porto, em Arroio do Sal”, disse o senador Heinze.
JPN
jplitoral.com.br