Porto Alegre declara estado de calamidade pública

Prefeitura classifica momento atual como "desastre de grande intensidade" | Foto: Fabiano do Amaral

Prefeitura classifica momento atual como “desastre de grande intensidade”.

A Prefeitura de Porto Alegre decretou na noite desta quinta-feira estado de calamidade pública na Capital.

A decisão classifica o desastre como de grande intensidade (nível III), levando em consideração os parâmetros estabelecidos pela portaria nº 260/2022 do Ministério de Desenvolvimento Regional.

A cidade vive a tensão de uma elevação histórica do nível do lago Guaíba.

Conforme o Executivo, na prática, o decreto – baseado em pareceres da Defesa Civil Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no decreto estadual 57.596 – autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.

A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou um novo alerta nesta quinta-feira, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira.

 

Acolhimento

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) registra 304 pessoas acolhidas nos abrigos temporários. Destas, 238 estão no Pepsi On Stage – local que concentra, especialmente, a população da região das Ilhas.

O Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, recebe 46 pessoas, enquanto o Clube dos Correios, na Ponta Grossa, atende 20.

 

Mobilidade

Os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalham no atendimento de 17 ocorrências – sendo seis bloqueios totais e seis parciais de ruas e avenidas.

A orientação é que a população evite deslocamentos desnecessários. O órgão publica atualizações em tempo real no X, o antigo Twitter.

 

Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira, 3. Será mantido o regime de plantão para acolhimento de alunos que necessitarem.

 

Saúde

Ao todo, 31 serviços de saúde foram impactados pela chuva e elevação do Guaíba nesta quinta. Destes, dez interromperam as atividades e 21 operaram com restrições. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presta apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos resgates aeromédicos às vítimas das enchentes.

 

Doações

A prefeitura recebe doações de itens de cama (colchões e lençóis de solteiro, fronhas), roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho), água, copos plásticos e pacotes de ração para cães e gatos.

 

Correio do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas