“Pense Limpo com Torres”: a cidade já contribuiu com mais de 16 toneladas nos Contêineres distribuídos na cidade

406435712_749265603902233_9050255048186404807_n “Pense Limpo com Torres”: a cidade já contribuiu com mais de 16 toneladas nos Contêineres distribuídos na cidade
A participação da população de Torres tem sido de extrema importância para viabilizar o aumento da reciclagem de embalagens de vidro no município.

A cidade já contribuiu com mais de 16 toneladas no Programa Vidro Vira Vidro.

Ao incentivar o descarte adequado de embalagens de vidro, é viabilizado o encaminhamento de milhares de toneladas deste material tão nobre para a reciclagem, resultando em redução de emissões de CO2, menor consumo de energia e menor demanda por matérias-primas virgens da natureza.

Torres integra projeto estadual de coleta voluntária de vidro para reciclagem. Este projeto inovador teve o interesse da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo que distribuiu os contêineres em oito pontos de fácil acesso: dois nos Molhes, dois na Praia Grande, um na Praia da Cal, na Cristovão Colombo (beira do Rio Mampituba), na Prainha e no Shopping Vesta.

O projeto foi possível através do edital de chamamento público lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado – Sema.

Os especialistas estimam que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários, e apenas 25% são reciclados.
O coletor tem capacidade para armazenar aproximadamente uma tonelada de vidro.

Os contêineres contam com um equipamento que avisa quando está lotado para que ocorra o recolhimento.

O vidro descartado é recolhido, passa por um processo de triagem para retirada de outros materiais como plástico, alumínio, porcelana, e posteriormente encaminhado para a indústria vidreira para ser utilizado como matéria-prima na fabricação de novas embalagens de garrafas e potes de vidro.

Por ser um material 100% reciclável, 1kg de caco de vidro fruto da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo.

 

“Pense Limpo com Torres”

Com o objetivo de ampliar a percepção e a consciência ambiental nos moradores, turistas e visitantes do município de Torres, a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo criou o Programa Pense Limpo com Torres. A ideia central é tratarmos as questões referentes a geração e uso de bens de consumo, os quais acabam por gerar volumes expressivos de resíduos sólidos, e, ainda as potencialidades de reutilização, reciclagem e uma destinação final adequada. A adoção do “Programa Vidro Vira Vidro” é uma das iniciativas.

Conforme o Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria, Rodrigo De Rose da Silva, os impactos gerados aos ecossistemas, e até mesmo a vida humana, pela presença de resíduos sólidos, em especial os plásticos, atualmente representa um desafio mundial de gestão.

Para que ocorra uma mudança nos cenários, é necessário que cada um de nós possa compreender e refletir a respeito dos nossos hábitos e comportamentos cotidianos, buscando por empresas que visam minimizar os impactos por inovações tecnológicas de energia em sua produção, embalagens e transporte, desenvolvimento de projetos ligados ao meio ambiente, entre outros.

A instalação dos PEVs é uma ação do Programa Vidro Vira Vidro e tem como propósito aumentar a circularidade desse material no Brasil.

O programa é liderado por duas empresas da cadeia, a Verallia, líder europeia na produção de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, e a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros.

No Rio Grande do Sul, o Programa também conta com o apoio do Grupo Recicla, vencedor do edital de chamamento público lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), que recolhe os vidros.

https://torres.rs.gov.br/2kum

 

Prefeitura Municipal de Torres

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp