Pelo menos 16 municípios do RS relatam danos pelo Temporal

Facebook
Threads
LinkedIn
WhatsApp
X
OK
Telhado de hospital em São Vicente Ferrer foi destruído pelo temporal. Mateus Rossato / Agência RBS

Estragos foram registrados em cidades da regiões Metropolitana, Central, Sul, Noroeste, Litoral Norte e Sul, Fronteira Oeste, Vale do Rio Pardo e Vale do Sinos.

A chuva e o vento intensos que tiveram início na noite de domingo (16) causaram danos em ao menos 16 municípios gaúchos. Queda de árvores, destelhamentos bloqueio de vias e falta de energia elétrica são alguns dos transtornos registrados.

Nesta segunda-feira (17), pelo menos 79 mil clientes estavam sem energia elétrica em decorrência do temporal.

A Defesa Civil emitiu alerta para as regiões Metropolitana, Vales, Serra, Fronteira Oeste, Litoral Norte, Região Central e norte do RS. Há possibilidade de chuvas e ventos fortes, raios, alagamentos pontuais e eventual queda de granizo. O aviso é válido até às 14h de segunda-feira.

Conforme boletim divulgado por volta das 8h30min pela CEEE Equatorial, o problema atingia 70 mil clientes nos municípios de Osório, Tramandaí, Viamão e Porto Alegre. Para outros 100 mil, o serviço já havia sido restabelecido. Na área da RGE, eram pelo menos 9,5 mil afetados por volta das 13h, principalmente no Vale do Sinos.

 

Litoral Sul

5161662 8969147dc2b32ba
Granizo atingiu o município de Tavares e destelhou 250 casas. Divulgação / Prefeitura de Tavares

 

5161663 404549979d2a62f
Não há registro de feridos ou desalojados.   Divulgação / Prefeitura de Tavares

 

5161642 91bb2507dc90f93
Zona rural de Tavares é a principal área afetada. Divulgação / Prefeitura de Tavares

 

Em Tavares, 250 casas foram destelhadas pelo granizo. Segundo o prefeito Gilmar Ferreira de Lemos, o Pretinho, não há feridos ou desalojados. A prefeitura distribui lonas para os afetados. A maior parte dos danos se deu na zona rural do município.

 

Litoral Norte

480271633 1047579184077315 5709441988374452761 n 2
Lona do Circo Fox desabou durante espetáculo em Osório. Gabriela Pacheco / Prefeitura de Osório

 

5161620 fc649d5e55b1fe3
Centro de distribuição da Fruki Bebidas, em Osório, foi parcialmente destelhado. Empresa relata que não houve feridos, somente danos materiais. Gabriela Pacheco / Prefeitura de Osório

 

5161567 c194ebd05ca418c
Árvore na Rua Itália, no bairro Mariluz, em Imbé, caiu sobre uma residência. Não houve feridos.    Guilherme Milman / Agência RBS

 

Em Osório a lona de um circo desabou durante o temporal. Conforme o Circo Fox, em um comunicado nas redes sociais, cerca de 200 pessoas assistiam ao espetáculo, das quais 10 ficaram feridas sem gravidade.

Elas foram inicialmente encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao hospital da cidade. Depois, dois feridos foram transferidos para hospitais em Porto Alegre e Tramandaí.

O município também registrou danos em 80 casas, sete escolas municipais e um centro de distribuição da Fruki Bebidas, que teve somente danos materiais, sem feridos, segundo a empresa. Os bairros mais atingidos foram Serramar, Laranjeiras, Medianeira, Caravágio, Várzea do Padre e Albatroz.

Em Imbé, a prefeitura ainda contabiliza os danos causados pelo temporal. Foram diversas casas destelhadas, postes e árvores caídas e estruturas destruídas durante o vendaval. O decreto de situação de emergência foi assinado no início da tarde. As aulas da rede municipal, previstas para começar hoje, foram suspensas por toda a semana.

Em Tramandaí foram seis casas destelhadas, além de um salão de uma igreja, o Centro de Referência de Assistência Social e duas escolas. Além disso, a rua coberta desabou, atingindo seis carros.

Xangri-lá também registrou problemas, com quedas de postes e falta de luz.

 

Fronteira Oeste

5161621 e6b27d7a560baba
Em Barra do Quaraí, a Escola Municipal Manoel Imãs dos Santos sofreu danos.  Divulgação / Defesa Civil

 

5161623 9fc863ae4625b76
Parte do telhado da instituição caiu.   Divulgação / Defesa Civil

 

 

5161631 f2d4189d4d0a459
Aulas estavam previstas para serem retomadas nesta segunda-feira, mas foram adiadas.   Divulgação / Defesa Civil

 

5161631 f2d4189d4d0a459
Aulas estavam previstas para serem retomadas nesta segunda-feira, mas foram adiadas.      Divulgação / Defesa Civil

 

5161626 b72fbad8147f862
Rede elétrica da cidade também foi danificada Divulgação / Defesa Civil

 

Em Barra do Quaraí, a Escola Municipal Manoel Imãs dos Santos teve as aulas suspensas depois de sofrer com o destelhamento de parte da estrutura.

Segundo a Defesa Civil, duas casas do município foram afetadas e houve danos graves na rede elétrica que abastece a zona rural.

 

Região Central

5161677 af50d5d0beaef07
Vento forte causou danos estruturais no Hospital São Vicente Ferrer, em São Vicente do Sul, que passava por reparos devido a outro temporal. Mateus Rossato / Agência RBS

 

5161476 36972cd0506b98e
Estrutura metálica foi parar a 50 metros da instituição.   Prefeitura de São Vicente do Sul / Divulgação

 

O temporal causou o destelhamento do Hospital São Vicente Ferrer, em São Vicente do Sul. Segundo a assessoria da casa de saúde, três pacientes foram transferidos para o hospital do município de Mata, também na Região Central. Não há registro de feridos. Ainda, o município registrou o destelhamento de casas e queda de árvores.

Cachoeira do Sul registrou a queda de árvores nas ruas e em cima de residências. Segundo a Defesa Civil, um muro desabou e há pontos de alagamentos.

Em Santa Maria, uma árvore caiu no banheiro de uma residência, mas não houve feridos. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil fará a doação das telhas quebradas para a família.

 

Região Sul

A Defesa Civil distribuiu lonas aos afetados pelos destelhamentos de cem casas em São Lourenço do Sul.

Segundo informações repassadas à coordenadoria regional da Defesa Civil, as localidades de Cerrito, Benedito, Sesmaria, Taquaral, Santana e parte da Harmonia foram prejudicadas pelo granizo. Até o momento, os relatos de prejuízos são somente na zona rural.

Pelotas também registrou chuva forte, causando alagamentos em vias urbanas.

 

Vale do Rio Pardo

Em Candelária, 10 casas foram destelhadas.

A Defesa Civil municipal distribuiu lonas para os afetados e retirou das vias árvores derrubadas pela tempestade.

Em Venâncio Aires, houve registro de ruas alagadas com água entrando nos primeiros andares de residências, de onde a Defesa Civil e os bombeiros retiraram pessoas.

 

Vale do Sinos

Em Estância Velha, uma casa foi destelhada e já foi entregue lona à família afetada. O município também registrou queda de árvores.

 

Região Metropolitana

Segundo a prefeitura de Viamão, a Defesa Civil passou a noite atendendo ocorrências, mas ainda não há um balanço dos estragos.

 

Nordeste

O município de Condor registrou o destelhamento de residências e quedas de árvores, bloqueando alguns pontos no limite com o município de Panambi.

*Produção: Fernanda Axelrud

 

gauchazh.clicrbs.com.br

 

 

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal no YouTube

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Ganhe • Partilhe • Faça o bem Com suas atividades diárias