Presença de pet treinado proporciona diversos benefícios na recuperação dos pacientes.
Pacientes internados no Hospital Tramandaí, no Litoral Norte, receberam, pela primeira vez, nesta quinta-feira, a Terapia Assistida por Animais, que auxilia na reabilitação e no trabalho dos profissionais de saúde.
A terapia animal foi protagonizada pela canina Penny, da raça Terra Nova. A iniciativa faz parte das diretrizes de acolhimento e humanização desenvolvidas pelo hospital.
A Penny percorreu todas as unidades da instituição, como internação clínica e cirúrgica, centro obstétrico, ambulatório e interagiu com os pacientes que quiseram usufruir de sua presença.
“O contato com os animais melhora o sistema imunológico, diminui os sintomas de depressão, reduz a ansiedade e baixa a pressão sanguínea. Há estudos que comprovam que interação com os pets, inclusive, libera hormônios associados ao bem-estar como serotonina, que têm efeitos tranquilizantes”, enfatizou o veterinário Marcelo Batista, responsável pelo Hospital Veterinário Maria Schmitt, de Araranguá, primeira unidade do Imas focado na saúde animal.
De acordo com o veterinário, a terapia exige todo um cuidado com a saúde do animal para as visitas. “Os cães são identificados pelos adestradores com um perfil necessário para a terapia, têm um tratamento de vacinas diferenciado e realizam exames antes de entrar em unidades de saúde sem perigo de contaminação”, explica o veterinário.
A Terapia Animal, também conhecida como Cãoterapia, é um projeto do Imas em parceria com o Canil Double Axe, também de Araranguá.
Funciona desde 2022 e por meio do projeto são realizadas visitas periódicas mensais dos pets nas unidades do Instituto.
Há previsão de uma agenda, com data ainda a ser marcada, de visita da canina Penny também ao Hospital de Viamão, na Região Metropolitana.
Correio do Povo