Para proteger botos, Fepam veta construção de pilares em nova ponte no Litoral Norte

A opção na Barra do Rio Tramandaí prevê 16 pilares na região dos botos. Prefeitura de Imbé / Divulgação

Governo do Estado havia prometido que obra iniciaria em 2022.

Tramitando há quase um ano no governo do Estado, os projetos de duas novas pontes entre Imbé e Tramandaí precisarão passar por ajustes se quiserem ser aprovados pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fepam).

A principal modificação envolve a travessia sugerida na Barra do Rio Tramandaí.

A região é conhecida pela presença de botos, que apontam aos pescadores sobre a presença de tainhas. Para o local, a empresa Garden Consultoria Projetos e Gestão havia projetado duas pontes, com 180 metros de extensão onde havia uma passarela, conhecida como Ponte das Sardinhas.

A Fepam solicitou que o empreendedor apresente um outro projeto, que não contemple construção dentro do rio.

De acordo com o projeto, as duas pontes precisariam de 16 pilares. Também pediu estudos que mostrem qual será o impacto no trânsito nos bairros Barra e Centro, em Tramandaí; e ao longo da Avenida Rio Grande e entorno, em Imbé.

No ofício há, inclusive, o pedido para que seja avaliado qual o impacto do ruído nos botos que será provocado pelas obras. A empresa tem até novembro para realizar as mudanças e apresentá-las. A obra é orçada em R$ 40 milhões e seria a mais barata dentre as opções.

A segunda hipótese envolve a construção de uma travessia de 1,6 quilômetro, com investimento de R$ 142 milhões, por dentro da lagoa do Armazém. A Fepam também solicitou apresentações de novos documentos.

A empresa tem até outubro para realizar as mudanças.

 

Opções

Os projetos estão sendo construídos de forma concomitante, para que seja possível escolher qual deles será executado.

Um estudo de viabilidade técnica, identificou estes locais onde a travessia poderá ser construída.

Uma audiência pública foi realizada em agosto de 2022. Cabe agora ao estudo ambiental identificar se é permitido fazer essa construção.

O contrato com a empresa Garden foi assinado ao custo de R$ 210,84 mil e deveria ser desenvolvido até setembro e 2022. Porém, uma série de aditivos acabou adiando a entrega da documentação para 2024.

Concluída essa etapa caberá à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fepam) conceder ou não a licença de construção. Depois disso, restará ainda realizar a contratação do projeto executivo. Ele é que irá definir o modelo da ponte e carga que a estrutura precisará suportar. Somente depois é que será possível escolher a empresa que irá executar a obra.

A atual ponte, construída na década de 1950 e ampliada 30 anos depois, tem estrutura antiga e não comporta as necessidades atuais, especialmente durante a alta temporada de verão.

 

Pesca das tainhas

A instalação de uma nova ponte na antiga Ponte das Sardinhas causa preocupação entre pesquisadores que estudam a pesca cooperativa entre pescadores e botos na Barra do Rio Tramandaí, que separa as duas cidades do Litoral Norte.

A atividade envolve os trabalhadores da região e os botos “trabalhando juntos” para capturarem as tainhas.

 

Promessa do governo

O governo do Estado havia prometido que as obras da nova ponte entre Imbé e Tramandaí começariam em 2022. Em janeiro, o Palácio Piratini se comprometeu a passar R$ 34,07 milhões para a construção.

A obra é aguardada há mais de 20 anos.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

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