A cidade de Osório está em processo de reformulação do sistema de agendamento para acesso aos benefícios da Assistência Social, visando acabar com as longas filas durante a madrugada, que expõem os cidadãos ao frio e à chuva.
A proposta foi apresentada pela assistente social Ciberen Quadros Ouriques durante uma entrevista à Jovem Pan.
A mudança no sistema de agendamento é uma tentativa de tornar o processo mais justo e acessível.
A partir de agora, o agendamento será feito via WhatsApp, nas quintas e sextas-feiras, durante o horário de expediente, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Os atendimentos serão marcados para a semana seguinte, com um total de 60 atendimentos semanais. O número de WhatsApp para agendamento é (51) 9 9625-0838.
Para aqueles que não possuem internet ou aparelho celular, o agendamento poderá ser feito presencialmente na parte da tarde, também nas quintas e sextas-feiras.
Atualmente, Osório oferece quatro tipos de benefícios: natalidade, para famílias que têm um recém-nascido; benefício por morte, que inclui auxílio funeral; benefício de calamidade pública, como foi o caso recente da enchente; e o benefício temporário, o mais significativo, que oferece apoio com transporte e alimentação para famílias em vulnerabilidade.
Ciberen buscou esclarecer que os benefícios sociais disponíveis em Osório são previstos por lei e são eventuais, não permanentes. “Não é buscar um rancho, uma doação, e sim buscar atendimento, e a partir dele analisamos a vulnerabilidade da família”, explicou a assistente social.
O benefício atualmente oferecido em Osório não é mais um cesto básico, mas um cartão social no valor de R$ 150,00. Este cartão permite que as famílias comprem o que consideram mais necessário, além de fomentar a economia local.
Acompanharam a entrevista as técnicas Cristiane Sperb Aires e Suzane Lima da Silva Sturmer.
Lucas Filho