O curso de Multiplicadores em Educação Ambiental – Módulo I, com tema: Gestão Costeira e Biodiversidade Marinha e Costeira ocorreu no dia 22 de julho.
Um total de 36 pessoas realizaram a formação, dentre professores, supervisores educacionais, estudantes universitários, servidores municipais, trabalhadores autônomos, representantes da comunidade de Atlântida Sul e Maçambique de Osório.
Foram oito horas de formação teórico-prática, com saída de campo em Atlântida Sul.
Entre os assuntos abordados pelas ministrantes, a Engenheira Florestal Luciane B.
Conceição e a Bióloga Denise Mirian de Araujo, destacam-se: instrumentos de Gestão Costeira, tais como o Projeto Orla e o Plano de Manejo de Dunas, a diversidade de fauna, flora e de ecossistemas, as mudanças climáticas, o lixo marinho, a cultura oceânica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A representante do MUCIN e CECLIMAR/UFRGS, Bióloga Cariane Campos Trigo, tratou dos projetos de pesquisa e monitoramento realizados na praia, e enfatizou sobre as condutas a serem tomadas por quem encontra um animal em descanso ou debilitado na orla.
A formação em Educação Ambiental é um dos objetivos previstos na Política de Educação Ambiental do Município (Lei nº 4839/2011) para que a população atue como guardiã do meio ambiente.
A partir do reconhecimento das fragilidades e potencialidades dos nossos ecossistemas, cada participante poderá atuar como um multiplicador ambiental na sua escola ou comunidade.
Assim, o município de Osório segue seu compromisso de fortalecer a Educação Ambiental por meio da promoção de capacitação para o desenvolvimento da conscientização pública sobre as questões socioambientais.
Durante as atividades da Semana de Meio Ambiente, realizada em junho, foi contabilizada a participação direta de 1044 pessoas de diversos públicos.
O município firmou parceria com 13 instituições para a realização do evento em conjunto, com a organização da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Territorial.
O curso foi promovido pela Sala Verde de Osório e Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Territorial, em parceria com o MUCIN, CECLIMAR/UFRGS Litoral Norte e Secretaria Municipal de Educação.
Texto: Denise Mirian de Araujo
Prefeitura Municipal de Osório