As cerca de 1.900 doses recebidas para vacina contra a gripe em Osório já foram aplicadas.
Durante entrevista à Jovem Pan, o Secretário de Saúde Danjo Rene salientou a importância da estratégia de antecipação no município.
– Antecipando a gente consegue imunizar mais rápido, e se a vacina está aí, a gente tem disponibilidade, porque não ofertar para as pessoas?! Disse o secretário. Com a antecipação, foram 460 pessoas vacinadas em um único dia.
Outra alteração na nota técnica deste ano é que todos os grupos prioritários estão sendo vacinados ao mesmo tempo.
O que por consequência aumenta a procura.
Em Osório a vacinação está sendo aplicada em todas as Estratégias de Saúde da Família, Posto Central e será levada aos postos do interior.
Em Passinhos todas as segundas feiras pela manhã. Na Borrussia nas segundas feiras à tarde. Santa Luzia nas quintas feiras à tarde, Palmital às sextas à tarde, e nas outras unidades todos os dias, das 8h às 17h, sendo necessário somente um documento com foto.
Sobre o turno estendido, o secretário Danjo Rene comentou que a centralização é no Posto Central, às terças-feiras. E à partir do próximo sábado (6) terá início da vacinação na Feira do Produtor.
Sobre as principais dúvidas, Danjo explicou que as pessoas com sintomas gripas não podem receber vacina, os caminhoneiros precisam de comprovação com CNH categoria D, os diabéticos que não estão cadastrados, basta apresentar uma receita da medicação, assim como os imunosuprimidos.
A respeito das puérperas Danjo explicou que a vacina é para as mães com até 45 dias após a gestação. E as crianças de 6 meses, até menores de 6 anos.
O secretário acredita que até o final do mês de abril, a vacinação será liberada para o público em geral.
A expectativa é que novas doses sejam recebidas ainda nesta segunda-feira (01).
Lucas Filho