Gestante_171225-1536x1023

Osório inicia vacinação inédita contra o Vírus Sincicial Respiratório para Gestantes

A Prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (15) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.

A imunização está disponível em todas as salas de vacina dos postos de saúde do município e não há restrição quanto à idade da gestante.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

CORRETOR FORTES CRECI: 087156 F | (51) 9.3505 - 3123 - OSÓRIO - RS
CORRETOR FORTES CRECI: 087156 F | (51) 9.3505 - 3123 - OSÓRIO - RS

Pela primeira vez, a vacina contra o VSR está sendo distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida representa um avanço importante na proteção da saúde infantil, já que o vírus é um dos principais causadores de infecções respiratórias graves em crianças com menos de um ano de idade, como bronquiolite e pneumonia.

Em entrevista à Jovem Pan, a enfermeira Adriana Lopes Ends, responsável pela imunização da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, destacou a importância da nova vacina e esclareceu que a aplicação é feita em dose única por gestação.

INFORME PUBLICITÁRIO


 

 


 

Segundo ela, o imunizante pode ser administrado simultaneamente a outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

A estratégia de vacinação materna tem como principal objetivo proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período em que eles estão mais vulneráveis às complicações do VSR.

Estudos indicam que a imunização durante a gestação reduz significativamente os casos graves da doença, diminuindo hospitalizações e complicações respiratórias.

De acordo com Adriana Lopes Ends, a procura pela vacina tem sido boa, mesmo com o recebimento de apenas uma remessa inicial, considerada pequena.

A expectativa é de que uma nova remessa chegue até o final do ano, ampliando o acesso das gestantes à imunização.

Outro ponto ressaltado pela enfermeira é a segurança da vacina. Conforme explicou, não há registro de reações adversas, um fator que costuma gerar preocupação, especialmente entre gestantes.

Ao final da entrevista, Adriana reforçou o apelo para que as gestantes procurem os postos de saúde e garantam a vacinação. “vocês tem que pensar em primeiro lugar no seu bebê, e vacina é mais uma etapa para garantir a saúde do seu filho”, destacou.

 

Lucas Filho

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Gramado e Canela
voz
Logo Serra e Litoral
Osório na Web

@ Portal Serra e Litoral O Resumão de todos Todos os direitos reservados