ONDA DE FRIO: CICLONE NA COSTA IMPULSIONA OUTRO REFORÇO DE AR POLAR

NOAA/NASA/METSUL

Ciclone na costa do Sul do Brasil impulsiona mais um reforço de ar polar para o Rio Grande do Sul nesta prolongada e atípica onda de frio intenso.

Reforço de ar frio, muito menos forte que o registrado no começo desta semana, atua no estado hoje e amanhã, impulsionado por área de baixa pressão que originou ciclone extratropical de baixa intensidade na costa.

O reforço acaba por prolongar a onda de frio.

A imagem de satélite do GOES-16 da manhã desta quarta-feira mostrava o ciclone na costa dos três estados do Sul do Brasil e que era responsável por provocar chuva em diferentes pontos da região.

Como ocorre com ciclones, ar mais frio avança a partir do Oeste do sistema. É o que faz com que ar mais gelado esteja avançando nesta quarta-feira pela Metade Oeste gaúcha, como mostram os mapas a seguir com as anomalias de temperatura em 850 hPa (nível de pressão de 1500 metros de altitude).

Com isso, o já longo período frio que se iniciou no final de junho se prolonga ainda mais com a persistência da onda de frio.

A intensificação do ar frio em níveis baixos e médios da atmosfera fará o frio à noite aumentar, em particular no Oeste e no Sul do estado com registro de marcas negativas.

Hoje, na rede oficial de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas no estado foram de -2,7ºC em Quaraí e -0,4ºC em Uruguaiana e São Borja, confirmando o prognóstico que o Oeste teria o frio mais intenso pelo tempo aberto.

Nas próximas horas, com o avanço do ar mais gelado em altitude, a temperatura deverá seguir muito baixa com uma tarde de bastante frio no Rio Grande do Sul, tanto em locais mais altos como ao redor ou perto do nível do mar. Nesta quinta, a onda de frio segue e o Oeste terá outra vez as menores temperaturas.

A quinta-feira será de muitas nuvens no Rio Grande do Sul com céu nublado ou encoberto na maioria das cidades com chance de chuva e garoa em pontos das Metades Norte e Leste do estado, o que manterá o frio durante o dia com máximas baixas. Apesar disso, ocorrem aberturas em alguns locais, como do Oeste.

A madrugada da sexta, em especial, deve ser mais gelada no Oeste, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, Campanha e Sul com marcas perto de 0ºC e negativas em diversas cidades.

No decorrer do fim de semana, embora siga frio no Rio Grande do Sul, a temperatura vai começar a se elevar à medida que o ar frio começa a enfraquecer. Deve, inclusive, chover no fim de semana com instabilidade em diversas regiões por nova área de baixa pressão.

 

metsul.com

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas