O final de semana em Igrejinha foi marcado pela 34ª Oktoberfest.
A diversidade musical também foi uma característica marcante da Oktoberfest de Igrejinha com diversas atrações, incluindo DJs, bandas típicas e shows. | Foto: Fábio André Haack/Especial/CP
Cerca de 70 mil pessoas curtiram os três primeiro dias do evento que segue até 29 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings.
O final de semana em Igrejinha foi marcado pela 34ª Oktoberfest. Cerca de 70 mil pessoas curtiram os três primeiro dias do evento que é conhecido como a maior festa comunitária do Brasil. O evento segue até 29 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings.
A solenidade de abertura na sexta-feira contou com apresentações artísticas e culturais, incluindo o Coral Encanto de Igrejinha, formado por crianças do município, que entoou o Hino Municipal de Igrejinha, e o Grupo de Danças Kirchleinburg com danças típicas. A festa registrou um público de mais de 17 mil pessoas no primeiro dia, tornando-o um dos maiores públicos da história da Oktoberfest de Igrejinha em uma sexta-feira. O consumo de chopp também foi significativo, com mais de 25 mil litros consumidos no primeiro dia, e a expectativa de atingir 50 mil litros até o final do evento.
O presidente da Amifest, Marcelo Kunst, destacou a importância da entrada gratuita em todos os dias da festa para incentivar a participação das pessoas.”O nosso primeiro dia do evento foi um sucesso total. Foi um ano de muito trabalho, de muita divulgação, muito folder entregue e muita caminhada. Todo o resultado desse trabalho incansável a gente conseguiu ver no parque ontem [sexta-feira]”, comemorou Kunst.
A Corte de Soberanas composta pela Rainha Kádina Correia de Lima Linden e as Princesas Jenifer Isamara Müller e Sofia Camargo Bischoff também enalteceu o caráter comunitário e solidário da festa, que se destaca por ser realizada por voluntários de ter seu resultado financeiro distribuído em prol da comunidade. “Estar nos bastidores como soberana me fez perceber que amo cada vez mais a Oktober de Igrejinha, que é feita pelas mãos dos nossos voluntários e em prol da nossa comunidade”, relatou Kádina.
O “Super Sábado” foi marcado pelo dia ensolarado e reuniu famílias e amigos em uma celebração da cultura germânica. O destaque do sábado foi o Desfile Temático, que contou a história da maior festa comunitária do Brasil. Este desfile, que se tornou uma tradição, atraiu mais de 1,5 mil voluntários e mais de 6 mil espectadores da comunidade. Pela primeira vez, a festa promoveu dois desfiles para acomodar o grande interesse da comunidade em participar.
O Jogos Germânicos também desempenharam um papel importante na celebração da cultura, promovendo a integração e o resgate das tradições. As competições incluíram modalidades como serra de duas pontas, carinho de mão, knips, bier marionette, machado, batalha viking, cabo de guerra e o schonorrer.
A diversidade musical também foi uma característica marcante do evento, com diversas atrações, incluindo DJs, bandas típicas e shows. A festa proporcionou uma variedade de opções para os visitantes, incluindo o “Agita Oktober” com apresentações de DJs no Pavilhão 2 e o “Aquece Oktober” no Ginásio do parque, com uma festa open bar de chopp e uma programação especial.
Correio do Povo