Status de ALERTA (laranja) para chuva forte e persistente, pontualmente volumosa, com descargas elétricas e temporais isolados no Oeste, Sul, parte da Campanha, Costa Doce, RMPOA, Serra, Vales, Norte e Litoral.
Para as demais áreas o status é ATENÇÃO (amarelo), com chuva moderada a pontualmente forte e descargas elétricas.
Na segunda-feira, há condições para tempo instável em grande parte do território gaúcho, com chuva forte e persistente, rajadas de vento pontualmente fortes (50 e 80 km/h), descargas elétricas e alagamentos.
Os acumulados variam de 40 a 80 mm/dia nas Missões, Fronteira Oeste e Centro, podendo chegar a 100 mm/dia em áreas da Campanha e Oeste.
Nas demais regiões os acumulados serão inferiores a 40 mm/dia.
Na terça-feira (08), o sistema de baixa pressão permanece contribuindo nas condições de tempo instável em parte do Estado, com chuva forte e persistente, descargas elétricas, alagamentos, rajadas de vento entre 50 e 80 km/h e temporais isolados.
Os acumulados variam entre 30 e 60 mm/dia no Norte, Nordeste, RMPOA, Vales, Serra e no Litoral Norte e Médio, podendo ultrapassar os 100 mm/dia em áreas da região Norte, Sul, Litoral Sul e Médio.
Nas demais regiões os acumulados ficam em cerca de 30 mm/dia, e o mar fica agitado.
Na quarta-feira (9), no Sul, Costa Doce, Litoral Norte e Médio, chuva moderada a pontualmente forte e persistente, eventuais trovoadas e alagamentos.
Os acumulados ficam entre 15 e 40 mm/dia, podendo pontualmente atingir os 100 mm/dia no Litoral Médio e Norte.
As rajadas de ventos ficam entre 50 e 70 km/h na metade Sul do Estado, podendo atingir 80 km/h na região Costeira, com mar agitado.
A tendência é que, na madrugada de quinta-feira (10), ainda ocorra chuva moderada a forte, de forma persistente em todo o Litoral e Costa Doce.
Os acumulados variam entre 15 e 40 mm/dia, e as rajadas de vento ficam entre 40 e 60 km/h, e o mar agitado.
Nas demais regiões, nebulosidade.
A Defesa Civil orienta: durante os temporais, permaneça abrigado, feche portas e janelas, retire eletroeletrônicos da energia e abrigue animais domésticos.
Defesa Civil