Na última semana, o Prefeito de Osório Roger Caputi esteve reunido com representantes da Aegea Saneamento em Porto Alegre, para discutir demandas do município.
Entre as pautas, a liberação da Estação de Tratamento de Esgoto.
Segundo o Prefeito, o assunto é do total interesse da empresa, e nesse sentido haverá reuniões nos próximos dias tanto no âmbito jurídico, como com o Prefeito do Município de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo.
A estação segue parada após ação movida pelo município vizinho, pela contaminação na Lagoa que divide os municípios. A ideia é conseguir a liberação, e fazer novas análises.
Outro ponto destacado pelo Prefeito Roger Caputi, discutido nessa reunião foi a possibilidade de reaproveitamento da água em campos, e outra lagoa do próprio município, sem a necessidade de despejar na Lagoa dos Barros.
Essa opção foi sugerida em outras reuniões ainda na época da CORSAN, entretanto foram descartadas. A nova empresa entende como viável essa sugestão.
A reunião serviu também para debater demandas como o abastecimento de água no distrito da Borússia, onde a empresa irá colocar à disposição um caminhão pipa, além dos bairros Laranjeiras e Serramar.
Outro assunto importante debatido na reunião foi o esgoto de Atlântida Sul. A AEGEA, pretende investir em uma rede para atender municípios da orla.
Lucas Filho – Jovem Pan