Com um investimento total de R$ 30 milhões previsto para 2025 em Tramandaí, a Corsan está realizando a primeira etapa das obras de esgotamento sanitário do ano no município, com a instalação de redes coletoras nas vias públicas e ramais de ligação das residências às tubulações.
O cronograma de trabalho contempla 68 ruas dos bairros Zona Nova e São Francisco II, beneficiando 9.046 famílias nesta fase inicial.
“Serão implantados 13,9 mil metros de redes coletoras nos dois bairros, o que representa a retirada de 3,3 milhões de litros de esgoto despejados por dia na natureza sem o devido tratamento. O equivalente a 1,3 piscinas olímpicas por dia de esgoto bruto que serão levados até a Estação de Tratamento de Esgoto”, pontua o coordenador regional de Engenharia Márcio Lopes de Oliveira. “O saneamento eleva o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios, assim como amplia o benefício da saúde pública, o bem-estar social, a valorização imobiliária e a preservação do meio ambiente, fomentando a geração de emprego e renda”, diz Márcio.
As obras já passaram pelas avenidas Caldas Júnior, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Emancipação e João de Magalhães e pelas ruas Padre Réus, Santo Amaro, Castro Alves, José Augusto, Corrêa Andrade, José de Freitas e Travessas Olavo Bilac, Coronel Brito, Taquara, Azenha, Cel Boldrini e Sapiranga. A Companhia instalou 6.750 metros de redes coletoras e 422 ramais de ligação às residências, em 87 trechos, até o final de março.
A Corsan planeja concluir no dia 19 as implantações nas ruas 7 de Setembro, Vinte e Um de Abril, Marquês do Herval e Guarda Marinha Greenwald e travessas Padre Feijó, Piratini, São Pedro e Polônia. A previsão é de que até o final do ano estejam instalados os 13,9 mil metros de tubulações. Em 2026, os dois bairros receberão mais 30 mil metros de redes coletoras e ramais para conexão, em um novo investimento.
“Estamos cientes dos desafios que envolvem a implementação de grandes projetos de infraestrutura. Com investimento, planejamento e equipes qualificadas, além do apoio da comunidade e a parceria com a administração municipal, a Companhia está alcançando os objetivos nesta primeira etapa de obras de 2025, em constante evolução”, afirma o engenheiro Márcio.
Tramandaí tem grande relevância na expansão dos índices de saneamento do Rio Grande do Sul. Para isto, a Corsan atribui um plano robusto de investimentos com o foco no cumprimento das metas contratuais para a universalização da cobertura de esgotamento sanitário até o ano de 2033, como prevê o Marco Legal do Saneamento, assim como na qualidade de vida e sustentabilidade.
Corsan no Litoral Norte