Nível do Guaíba passa a ser medido pela estação Usina do Gasômetro

Região da Usina do Gasômetro se tornou ponto de resgate no início de maio durante a enchente. Renan Mattos / Agencia RBS

Equipamento operava em caráter emergencial, pela inatividade da estação Cais Mauá, e agora representa dado oficial.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tornou a estação de telemetria da Usina do Gasômetro a referência oficial para medir o nível do Guaíba, em Porto Alegre. O registro ocorreu nesta quarta-feira (29). O equipamento já vinha sendo utilizado de forma emergencial, por conta da avaria na estação histórica, situada no Cais Mauá.

A divulgação da nova referência ocorreu na tarde desta quinta-feira (30), em nota emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema). Desde a manhã, o site oficial deixou de operar para atualização de dados. À tarde, o sistema voltou a funcionar, tendo o Gasômetro como referência.

Conforme as autoridades estaduais e federais, as buscas pelos dados da estação, no site da ANA, deverão ser feitas pelo código: 87444000, sob o nome Usina do Gasômetro. Dados também podem ser verificados no portal de dados hidrológicos da Sema.

A medição publicada às 15h15min desta quinta-feira (30) apontou nível de 3m77cm. A cota de inundação está convencionada em 3m60cm. Quando for reativada, a estação do Cais Mauá também transmitirá dados, compondo duas fontes de aferição na Capital.

 

Como era a medição

A medição do Guaíba, historicamente, era feita pelo governo do Estado na área mais central do Cais Mauá, mas a estrutura foi destruída pelo avanço das águas em 2 de maio, deixando o monitoramento do Guaíba temporariamente às escuras. Emergencialmente, equipes do governo do Estado instalaram, em 3 de maio, uma nova estação de medição do nível do Guaíba em outro ponto, onde havia condições técnicas de acesso.

Porém, a nova régua instalada não está no mesmo nível da antiga, na estação do Cais Mauá.

“Foram estabelecidas para as referências de alerta e inundação a serem consideradas no monitoramento realizado na estação Usina do Gasômetro, respectivamente os valores de 3m15cm e 3m60cm”, diz trecho do documento divulgado pelo governo. Antes, considerando a medição no Cais Mauá, os índices eram 2m55cm o nível de alerta e 3m o nível de inundação.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas