Nível do Guaíba deve reduzir gradualmente nos próximos dias, prevê IPH

Nível do Guaíba deve se manter em redução após atingir a marca abaixo dos 4 metros | Foto: Camila Cunha

Cenários de previsão indicam recessão da cheia, com níveis ainda elevados, mas em declínio lento.

O nível do Guaíba deve se manter em redução após atingir a marca abaixo dos 4 metros, segundo o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs (IPH).

Os cenários de previsão indicam recessão da cheia, com níveis ainda elevados, mas em declínio lento nos próximos dias em resultado dos volumes afluentes dos rios pelas chuvas da semana passada.

Oscilações poderão ocorrer em função da entrada dos ventos, elevando os níveis temporariamente durante o processo de descida.

O Guaíba apresentava níveis elevados nesta manhã, em torno de 3,95m. O pico registrado até o momento ocorreu no dia 5, marcando 5,35m.

Na semana passada, apresentou uma redução lenta, com episódios de represamento de 10 cm pelo vento sul, e estabilizou depois de quarta-feira, com pequenas variações devido a ventos e a chuva forte na região metropolitana de Porto Alegre.

Na sexta, o nível teve uma subida expressiva de mais de 40 cm até 4,32m por efeito do vento sul forte, mantendo-se represado no final de semana e reduzindo 15cm nas últimas 24h pelo fim do vento sul.

Segundo o IPH, a principal preocupação do momento é como será a descida, duração e variação em níveis elevados devido ao efeito dos ventos e em resposta à chuva ocorrida na bacia.

Após o repique da semana retrasada, os rios afluentes ao Guaíba apresentavam redução dos níveis, sendo os baixos Taquari e Caí já em recessão em níveis moderados a baixos, e Sinos e Jacuí elevados a moderados com redução lenta. Não houve precipitação significativa no dia anterior.

Contudo, durante a semana passada foi registrado um elevado acumulado de chuva em grande parte do RS (mais de 100 mm em muitos casos), principalmente na quinta-feira, na bacia do Guaíba. Esta chuva causou nova elevação significativa em todos os rios afluentes e ainda em andamento nos rios Jacuí e Sinos e em redução no Taquari e Caí.

A previsão é de até 50 mm de chuva em partes da bacia do Guaíba e leste do RS, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, entre esta segunda e terça-feira. Além disso, pode ocorrer nova chuva no próximo final de semana, com acumulados de mais de 80 mm em partes da bacia nos próximos 10 dias.

 

Correio do Povo

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas