Vias do Quarto Distrito já registrava alagamento no começo desta segunda-feira
Nível do Guaíba atinge três metros e sistema de contenção de cheias é acionado em Porto Alegre |
Foto: Maria Eduarda Fortes
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss, anunciou no começo da manhã desta segunda-feira que as comportas do sistema de contenção de cheias de Porto Alegre serão fechadas.
Segundo nota da prefeitura, o nível do Guaíba chegou a 3,04 metros, acima da cota de inundação, de 3,00 metros.
O Guaíba está recebendo água de outros rios que registraram volumes excessivos de chuva nos últimos dias. “Como o processo é lento, vamos iniciar pelos portões de acesso ao Cais e depois as comportas 12 e 14”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Nesta manhã, o sistema de esgoto da zona Norte já revertia a água do Guaíba, com alagamentos em vias do Quarto Distrito.
No Cais Mauá, por volta das 7h as ondas no Guaíba já faziam o nível da água reverter sobre a plataforma do cais.
Apesar disso, o sistema de diques da cidade segue aberto.
De acordo com a prefeitura da Capital, o Ginásio do Demhab foi aberto como ponto de acolhimento emergencial e está apto a receber as famílias que necessitarem.
Em setembro, quando o Rio Grande do Sul enfrentou um dos piores quadros climáticos das últimas décadas, o nível do Guaíba alcançou o pico de 3,18cm e inundou a orla da Capital.
Houve o acionamento do sistema de comportas e o Cais Mauá ficou tomado pelas águas.
Pouco mais de 24 horas após reabrir o sistema, a cidade voltou a fechá-lo com um segundo quadro de elevação rápido do nível das águas.
Correio do Povo