A Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), numa parceria com a FADERS, instalou a nova placa da guarita, que a identifica como acessível. Agora, Santo Antônio da Patrulha integra o seleto grupo de apenas 20 municípios do estado que oferece essa estrutura.
“A guarita acessível reforça o compromisso da Administração Municipal com a inclusão e acessibilidade, promovendo um ambiente mais acolhedor e igualitário para todos. A partir de agora, este serviço permitirá que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida desfrutem de nosso balneário de forma segura”, destacou o prefeito Rodrigo Massulo.
Através da guarita acessível será disponibilizada uma cadeira anfíbia, utilizada para banhos assistidos na Lagoa desde 2023.
A novidade é que, para utilizar o equipamento, basta solicitar diretamente aos guarda-vidas, de quinta a domingo, das 8h às 18h, não mais sendo necessário o agendamento de horário, como acontecia até agora.
A guarita acessível e a cadeira anfíbia chegaram a Lagoa por meio da integração do município ao programa Rede Praia Acessível.
A nova identificação da guarita é uma articulação da SECTE junto a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS).
A cadeira anfíbia foi adquirida em 2023, através de articulação dos vereadores Diego Portal e Ricardo Pires junto à FADERS.
Também estiveram presentes ao ato a secretária municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Canário, o vereador Valdir Silva, o presidente da FADERS, Marquinhos Lang, o diretor administrativo da entidade, Romário Cruz, a diretora de turismo da SECTE, Carmen Monteiro e o comandante do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio, tenente Joel Cardoso.
Acredite na nossa cidade!
Prefeitura Municipal de SAP