Pesquisar

MUNICÍPIO DE OSÓRIO ADERE AO PROGRAMA DE POLÍTICA NACIONAL DE EQUIDADE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

A Administração Municipal assinou o termo de adesão do município de Osório à Política Nacional de Equidade para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola, do Governo Federal.

Uma solenidade ocorrida nesta sexta-feira (14/03), no gabinete da prefeitura de Osório, marcou o ato de assinatura.

O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o vice-prefeito, Ed Moraes e o secretário municipal de Educação, Marcelo Reis assinaram o documento que teve como testemunhas as lideranças de representatividade como o cacique Sérgio Gimenez, da aldeia Sol Nascente, a Rainha Ginga dos Maçambiques de Osório, Francisca Dias e o pesquisador e membro do grupo, Iosvaldyr Bittencourt Júnior.

Autoridades municipais como vereadores, secretários e presidente de conselho, também participaram da assinatura. Diretores de escolas municipais e indígena também estavam presentes.

Por meio da adesão, a Administração Municipal poderá implementar, através de recursos do Governo Federal, ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino do município de Osório, bem como promover políticas públicas educacionais específicas para a população quilombola, garantindo acesso equitativo, valorização cultural e formação cidadã.

“Não é apenas um discurso, nós estamos implementando na prática, ações. É um compromisso com a cidadania, com a civilidade, a igualdade, de valorização das nossas raízes”, disse o prefeito Bolzan Júnior. “Com a assinatura, agora vai abrir o prazo para que o município de Osório apresente projetos para que o Governo Federal envie recursos. O objetivo será promover a igualdade étnico-racial e combater as desigualdades. Vamos chamar as lideranças representativas, juntamente com as escolas, para formatarmos as ações”, disse o secretário Marcelo Reis.

No seu discurso, o vice-prefeito, como ex-vereador de várias legislaturas, Ed Moraes, também destacou o momento importante do Legislativo. “Pela primeira vez temos dois vereadores negros na Câmara de Vereadores e isso é muito importante e significativo, a vereadora Isabel e o Dângelo”, disse Ed. “É um ato que a gente estava esperando há muito tempo, poderia ter ocorrido no ano passado, mas não foi feita a adesão. As ações racistas têm avançado e precisamos desconstruir isso, precisamos ter uma educação antirracista para termos uma sociedade igualitária”, disse a vice-presidenta do Legislativo, Isabel dos Santos Silveira.

Na ocasião, o pesquisador Iosvaldyr, lembrou aos presentes que a data de 14 de março, marca o nascimento de Abdias do Nascimento, ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras, falecido em 2011, que fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN), o Museu da Arte Negra (MAN) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO).

Texto e fotos: Ascom PMO

484203409 1067548652080368 830407898888104809 n

 

484924559 1067548735413693 3105767700388793235 n

 

Correio do Povo

Abra sua conta com o código ZDK4AZ e ganhe R$ 20 no primeiro pagamento com cartão de crédito ou antecipação salarial.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage