Vista panorâmica e saltos de voo livre e parapente são atrações deste que é considerado o ponto turístico definitivo da região.
Com acesso gratuito e uma vista deslumbrante de grande parte do litoral norte, o Morro da Borússia, localizado no município de Osório, oferece diversas atrações turísticas e gastronômicas a quem se aventura a subir seus 394 metros de altitude.
Conhecido por seus dois saltos de voo livre e parapente, além do mirante e um museu que conta a história da colonização açoriana, alemã e italiana na região, logo abaixo, assim como algumas cascatas próximas, o morro é ladeado pela Mata Atlântica, e sua subida principal, a partir do início da BR 101, é asfaltada.
Mas a vocação do lugar vem se modificando ao longo dos tempos. Hoje, muito mais turistas preferem subir o local de carro, lotando facilmente a rampa principal, no sentido sul, em busca de uma contemplação natural única, cuja visão se estende, em dias claros, por muitos quilômetros, sendo possível avistar à distância edifícios de Imbé e Tramandaí, por exemplo, além do vasto oceano.
Já os saltadores preferem a chamada rampa nordeste, que fica em uma propriedade particular e não recebe tanta influência dos ventos contínuos.
A Prefeitura estima que 90% dos frequentadores são de fora de Osório, provenientes de outros locais do Rio Grande do Sul, do Brasil e até do exterior.
O turismo esportivo também passou a ser importante para o morro, em razão de suas trilhas naturais e subidas íngremes desafiadoras aos ciclistas profissionais.
Turismo cresce no Morro da Borrússia, em Osório. / Pedro Piegas
Correio do Povo