Morre Zagallo, lenda do futebol brasileiro e tetracampeão mundial

Zagallo se tornou símbolo da Seleção Brasileira | Foto: Kim Jae-Hwan / AFP / CP Memória

“Velho Lobo” se consagrou dentro das quatro linhas e na casamata.

O Brasil perdeu uma de suas lendas do futebol, o ex-jogador e técnico Mario Jorge Lobo Zagallo. O óbito foi confirmado em nota nas redes sociais do “Velho Lobo”, no início da madrugada deste sábado. Nascido em Atalaia, no Rio de Janeiro, ele tinha 92 anos.

Bicampeão mundial como jogador (1958 e 1962), campeão como técnico (1970) e como coordenador (1994), Zagallo celebrava o fato de ser o único “tetracampeão” da Copa do Mundo. Ele ainda levou a Seleção Brasileira à decisão do título do Mundial de 1998, contra a França.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”, informou a nota da família. “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, acrescentou o comunicado.

zagallo Morre Zagallo, lenda do futebol brasileiro e tetracampeão mundial
Tetracampeão com a Canarinho, Zagallo | Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação CP

Como ponta-esquerda, ao lado de Pelé, fez parte da Seleção Brasileira que conquistou as Copas de 1958 e 1962. Além disso, foi o treinador do Brasil no título de 1970, assistente técnico no tetra, em 1994, e técnico no Mundial de 1998, que terminou com a derrota brasileira para a França na final.

Os únicos outros dois nomes a ganhar a Copa do Mundo como jogador e treinador são o alemão Franz Beckenbauer (1974 e 1990) e o francês Didier Deschamps (1998 e 2018).

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir