Falecimento aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) em Santo Cristo, cidade natal dele.
A morte ocorreu por causas naturais, conforme informou a família.
Velório ocorre na Igreja Matriz de Santo Cristo e o sepultamento será nesta terça-feira, às 9h, no mesmo local.
- Leia Mais em:
https://serraelitoral.com.br/noticias/
Morreu na manhã desta segunda-feira, aos 91 anos, em Santo Cristo, no Noroeste gaúcho, o empresário Tili Alceu Scholze, fundador das Lojas Quero-Quero e da VIACERTA Financiadora.
A informação foi confirmada pela própria VIACERTA, que divulgou nota lamentando a perda de seu fundador e membro do Conselho de Administração.
“A trajetória de Tili Alceu Scholze é feita de propósito, coragem e realizações. Seu legado transcende o universo empresarial e permanece vivo na cultura que ajudou a moldar, nas pessoas que inspirou e na visão de futuro que cultivou com tanto empenho”, ressalta o comunicado divulgado pela empresa.
Nascido em Santo Cristo, Tili teve uma trajetória marcada pelo espírito empreendedor e por um forte compromisso com o desenvolvimento regional.
Começou sua carreira no comércio da família, na localidade de Linha Timbaúva, e atuou como mascate nas regiões Celeiro e Missões, vendendo tecidos e confecções.
Sua visão o levou, em 1967, a fundar a Quero-Quero Comércio e Representações Ltda., que mais tarde se tornaria a rede Lojas Quero-Quero, referência no varejo do Sul do Brasil.
Tili comandou a empresa até 2008, quando a vendeu, consolidando-se como uma das lideranças empresariais mais respeitadas do estado.
Também foi responsável pela fundação de diversas empresas em outros setores, incluindo a VIACERTA, além de manter ativa participação no agronegócio – recentemente, lançou com seu filho Fernando o empreendimento Carvão Dom Alberto, reforçando seu perfil inovador mesmo em idade avançada.
Mesmo após deixar a gestão da rede, Scholze continuava atuando como membro do conselho de administração da Viacerta e havia lançado recentemente o Carvão Dom Alberto.
Discreto em sua atuação social, Tili foi um importante apoiador de instituições como o Hospital de Caridade de Santo Cristo, Hospital Vida e Saúde, Lar do Idoso, Lar da Menina, APADA, APAE de Santa Rosa, além de clubes e entidades culturais.
Recebeu o título de Patrão de Honra do CTG Rancho da Amizade e era conhecido por promover ações solidárias durante o Natal, especialmente para crianças de baixa renda.
Ele deixa a esposa, Lúcia Leoni Stein, os filhos Rosane, Iara, Fernando e Neusa (in memoriam), seis netos e quatro bisnetos.
Natural do noroeste gaúcho, Scholze iniciou sua trajetória no comércio familiar na localidade de Linha Timbaúva, atualmente pertencente a Cândido Godoi, e atuou como mascate nas regiões Celeiro e Missões, vendendo tecidos e confecções.
O espírito empreendedor o levou a se tornar sócio dos pais na Scholze e Filho, loja de secos e molhados, que mais tarde daria origem à Quero Quero Comércio e Representações, fundada em 1967, em Santo Cristo (RS).
Sob sua liderança, a Quero Quero se expandiu de forma significativa, consolidando-se como uma das redes mais tradicionais do varejo brasileiro. Scholze permaneceu à frente da empresa até 2008, quando ela foi vendida ao fundo de investimentos Advent. Mesmo após a venda, continuou ativo no meio empresarial, integrando o conselho de administração da Viacerta e lançando recentemente o produto Carvão Dom Alberto.
Atualmente, a Lojas Quero-Quero possui 15 unidades no Vale do Taquari. No total, são 550 unidades em operação, concentradas principalmente nos estados do RS, Santa Catarina e Paraná, mas também presentes em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A empresa tem um plano de expansão. Para 2025, projetou a abertura de 20 a 30 novas lojas, de acordo com o Valor Investe.
O velório ocorre a partir das 11h desta segunda-feira, na Igreja Matriz de Santo Cristo.
O sepultamento será nesta terça-feira, às 9h, no mesmo local.
Correio do Povo











