Moradores e veranistas do Litoral Norte fundam movimento em prol da preservação ambiental

Vista de Arroio do Sal: movimento quer conscientizar para, entre outras, pautas ambientais no Litoral Norte | Foto: Fabiano do Amaral

MOVLN/RS pretende avançar em pautas como a melhoria dos serviços públicos.

Moradores e veranistas do Litoral Norte se unem nesta sexta-feira, Dia Mundial da Água, para lançar o Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte Gaúcho (MOVLN/RS), em ato a ser realizado no câmpus do município de Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Conforme a organização, o grupo, já iniciado com 50 integrantes, busca avançar em pautas como a defesa do meio ambiente e do saneamento básico a partir do desenvolvimento sustentável.

Entre as ideias que levaram à sua fundação, está a frustração pela aprovação do novo Plano Diretor do município de Xangri-Lá, que autorizou, por exemplo, o limite de altura dos prédios, permitindo uma verticalização considerada indesejada para o movimento.

As alterações, aprovadas pela Câmara Municipal e sancionadas pela Prefeitura no final de 2023, passaram a valer no início deste mês. “Acredito que este processo tenha contribuído. Precisamos ser escutados”, conta a psicóloga Marta Conte, uma das fundadoras do MOVLN.

De acordo com ela, a intenção é dialogar com agentes públicos, como Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Corsan, buscando melhorias.

O movimento é uma união entre grupos já existentes dos municípios de Torres, Tramandaí, Capão da Canoa e Osório, além de Xangri-Lá. “Esta unificação, como estratégia de fortalecimento, também é de associações de moradores, pescadores, ambientalistas e ativistas de diversas áreas”, informou Marta.

Na próxima segunda-feira, o MOVLN fará a primeira reunião formal para a criação de grupos de trabalho, e, a partir destes, um ciclo de debates mensal online, “a fim de conhecer as demandas das diferentes realidades e encaminhamento de ações conjuntas”.

O movimento ainda articula a participação nas conferências de revisão dos planos diretores de cada município. Marta ainda disse que o movimento tende a crescer, devido a, entre outros fatores, o Litoral Norte ser uma das regiões com maior crescimento populacional relativo do Rio Grande do Sul.

 

Correio do Povo

 

Compre Aqui!

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

As Mais Lidas...​

Notícias Relacionadas