Montenegro decreta situação de emergência

Cidade abriga 140 pessoas no Ginásio Domingos dos Santos devido a cheia do Rio Caí

jpg-4-2-1024x512 Montenegro decreta situação de emergência

Montenegro ainda sobre com o avanço das águas do rio Caí | Foto: Ernesto Kasper /

Prefeitura de Montenegro / Divulgação / CP

A cidade de Montenegro abriga 140 pessoas no Ginásio Domingos dos Santos devido a cheia do rio Caí que, nesta segunda-feira, atingiu 8,50 metros, 2,5 metros acima da cota de inundação.

O prefeito Gustavo Zanatta assinou o decreto número 9.461, declarando situação de emergência em razão das áreas do Município afetadas pelas inundações.

A decisão levou em conta os estragos provocados pela enchente decorrente das fortes chuvas que atingiram a região na noite de sexta-feira e ao longo do sábado.

A Secretaria de Educação suspendeu as aulas na rede municipal nesta segunda-feira.

De acordo com medições feitas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), as chuvas somaram de 80 a 150 milímetros em pouco mais de 24 horas, volume maior do que costuma ser registrado, historicamente, em todo o mês de outubro.

O nível do Rio Caí subiu a cerca de 9 metros, quando o normal é 1,5 metro, causando danos principalmente nos bairros Industrial, Ferroviário, Municipal e área baixa do Centro.

O decreto autoriza uma série de ações de socorro, já em execução, e permite a convocação de voluntários para reforçar as atividades de resposta ao desastre. Além disso, fica autorizada a entrada nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.

“É a maior enchente da nossa história e, além do socorro e do atendimento aos desabrigados, certamente a água deixará um rastro de destruição”, ressalta o prefeito.

O decreto permite uma ação mais rápida do poder público ante as necessidades da população, ao reduzir os prazos e a burocracia das obras e serviços de caráter emergencial.

Correio do Povo

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp