Voltado para crianças entre 6 e 12 anos, a peça ‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’, uma iniciativa da Companhia de Teatro Parafernália, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR ViaSul, chega a Osório (RS) nos dias 30 e 31 de outubro.
O espetáculo acontece em dois horários, às 10h e às 13h30, nos dois dias. Na quarta (30), o palco será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osmany Martins Veras.
Já na quinta (31), será a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 16 de Dezembro receberem a peça teatral. A apresentação é gratuita e a classificação é livre.
A apresentação tem o objetivo de conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da mobilidade urbana e da sustentabilidade. A peça irá percorrer 87 cidades, com 200 apresentações em cinco estados, com a expectativa de atender cerca de 30 mil participantes.
“A peça tem duração de 40 minutos e busca, por meio de uma linguagem simples, se aproximar do universo das crianças. Elas vão aprender enquanto brincam com os personagens”, explica o coordenador do projeto Caminhos em Cena, João Paulo Vital.
Também serão distribuídas mais de 30 mil cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo.
O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Lucas Filho