A primeira massa de ar frio de maior intensidade e abrangência deste outono está a caminho do Brasil e promete provocar uma acentuada queda nas temperaturas nos próximos dias, conforme projeção da MetSul Meteorologia.
A incursão desse ar frio começa nesta quinta-feira (4), atingindo inicialmente o Centro da Argentina e o Sul do Uruguai, o que resultará em uma brusca queda de temperatura em Buenos Aires e Montevidéu.
Em seguida, essa massa de ar frio avançará para o Sul do Brasil, ingressando no Rio Grande do Sul entre o fim da quinta-feira e a sexta-feira.
Com isso, a sexta-feira já será marcada por uma tarde com temperaturas bastante amenas, com máximas ao redor ou abaixo dos 20°C na maior parte do estado gaúcho.
O ar frio se espalhará pelo Sul do Brasil entre sexta-feira e sábado e, no fim de semana, chegará também ao Sudeste, provocando uma queda significativa da temperatura.
Os dias mais frios no Rio Grande do Sul e na maior parte da Região Sul serão a sexta-feira, o sábado e o domingo.
A previsão aponta um gradual aquecimento a partir do início da próxima semana.
O sábado deve registrar as menores mínimas, com temperaturas entre 8°C e 12°C na maioria das cidades do interior gaúcho.
Em regiões de maior altitude, como a Serra do Sudeste e a fronteira com o Uruguai, os termômetros podem marcar valores próximos ou abaixo de 5°C.
No litoral norte do Rio Grande do Sul, as mínimas devem oscilar entre 14°C e 17°C no fim de semana, com máximas na sexta-feira entre 20°C e 21°C
Informações MetSul Meteorologia
Lucas Filho