Encerrando dois dias de programação a céu aberto, a 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre chegou ao fim neste domingo (29) com a disputa da prova principal de 42,2 quilômetros.
A atleta Vivian Kiplagati, do Quênia, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na categoria feminina, ao passo que Maxwell Rotich, de Uganda, venceu entre os homens.
Ele completou o percurso em 2 horas, 42 minutos e 57 segundos. Já ele cravou 2 horas, 18 minutos e 55 segundos. O prêmio para cada um foi o mesmo: R$ 60 mil.
A queniana, que obteve o segundo lugar na edição do ano passado, agradeceu pelo apoio: “Dessa vez, vim para fazer uma prova ainda mais forte. Corri junto com outras atletas no começo, mas queria muito completar o percurso e dei o meu melhor por este objetivo, ainda mais com tanta torcida a me incentivar, chamando meu nome na reta final”.
O ugandense também se manifestou: “O percurso é muito bom, ainda que o clima estivesse um pouco difícil por causa da alta umidade do ar. Espero estar de volta na próxima edição e, quem sabe, quebrar o recorde do evento”.
No sábado, foram disputadas a Meia Maratona (pouco mais de 21 quilômetros), as Rústicas de 5 e 10 quilômetros e a Maratoninha (infantil). Já no domingo, o encerramento se deu marcado com a já mencionada corrida dos 42,2 quilômetros (distância olímpica), em paralelo à categoria especial (cadeirantes e pessoas com outras necessidades especiais.
Todas os percursos tiveram largada e chegada no Barra Shopping (Zona Sul), passando por locais como a orla do Guaíba, ruas, avenidas e outros espaços. Até mesmo o interior do Mercado Público (Centro Histórico) esteve na rota dos corredores.
Esta edição se tornou a maior da Maratona Internacional de Porto Alegre, realizada desde 1983. Além de 18,5 mil inscritos, foram oferecidos R$ 645 mil em premiação, maior montante entre eventos de atletismo no País neste ano.
O evento é organizado pelo Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa) e conta com apoio institucional da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), mais o patrocínio de empresas privadas.
Feminino
– Vivian Kiplagati (Quênia) – 2h42m57s.
– Franciane Moura – 2h43m35s.
– Susy Chemaimak (Quênia) – 2h44m12s.
– Susane Martins – 2h49m03s.
– Vaniclea dos Santos – 2h49m09s.
Masculino
– Maxwell Rotich (Uganda) – 2h18m55s.
– Elisha Barno (Quênia) – 2h20m11s.
– Samuel do Nascimento – 2h21m17s.
– Antonio de Araújo – 2h21m54s.
– Eliezer Santos – 2h23m21s.
(Marcello Campos)
osul.com.br