No momento, há 127 pessoas em abrigos públicos e 107 desalojadas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, até as 8h da manhã desta terça-feira (30/4), que 65 municípios do RS reportaram danos ou ocorrências devido às chuvas intensas.
Além disso, foram registrados vendavais, descargas elétricas, movimentos de massa, queda de granizo, alagamentos em áreas urbanas e transbordamento de córregos, arroios e rios em diversas localidades, resultando também em interrupções de estradas devido a deslizamentos de terra e outros danos.
Um homem de 69 anos morreu na cidade de Paverama. Segundo informações preliminares, ele tentava atravessar uma área alagada de carro quando o veículo foi arrastado pela correnteza.
Outra pessoa, um homem de 65 anos, que estava no veículo, está desaparecida. As equipes de resgate continuam as buscas na região.
No momento, há 127 pessoas em abrigos públicos e 107 desalojadas, que buscaram abrigo com parentes e amigos.
Medidas de segurança e alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil estadual continua apoiando as coordenadorias municipais nos municípios afetados.
É fundamental que a população adote medidas preventivas, como permanecer em casa, evitar áreas alagadas ou inundadas e prestar auxílio a pessoas vulneráveis, como idosos, doentes ou com dificuldade de mobilidade.
Para os moradores de áreas consideradas de risco, é recomendável entrar em contato com a Defesa Civil local para receber orientações sobre medidas de segurança para si e sua família.
Em caso de emergência, ligue para a Brigada Militar pelo telefone 190 ou para o Corpo de Bombeiros Militar no 193.
Correio do Povo