Mais de 50 milhões de brasileiros têm ofertas para quitar dívidas, mas não sabem, diz Serasa

O desconhecimento das dívidas se dá mesmo em meio ao alto número de inadimplentes no País. Foto: EBC

Mais de 50 milhões de pessoas nunca consultaram a situação do CPF e, com isso, não sabem que têm contas atrasadas, segundo pesquisa da Serasa divulgada nesta segunda-feira (1º).

Entre essa parcela da população, 20 milhões de brasileiros estão negativados, ou seja, estão inscritos no cadastro de inadimplência.

Apesar das dívidas, existem 206 milhões de ofertas à disposição, as quais também são desconhecidas por essa parcela da população que nunca acessou a plataforma, de acordo com a Serasa.

Os descontos, oferecidos por 700 empresas credoras, chegam a 99%. As ofertas são de diversos segmentos, desde bancos, até concessionárias de água e energia.

O desconhecimento das dívidas se dá mesmo em meio ao alto número de inadimplentes no País.

A Serasa divulgou ainda que, em maio, o número de brasileiros na inadimplência chegou a 72,5 milhões.

Serviços básicos

Metade dos brasileiros compromete até 10% de suas rendas mensais com o pagamento de contas dos serviços básicos de água, luz e gás natural, aponta estudo da Serasa em parceria com o instituto Opinion Box. Para 11% da população, essas contas representam valor superior a 40% do orçamento. O levantamento ouviu 3.386 pessoas entre os dias 16 e 27 de maio de 2024.

De acordo com o estudo, apenas 37% das pessoas ouvidas dividem as contas básicas com outras pessoas. Isso quer dizer que 6 em cada 10 brasileiros são os únicos responsáveis pelo pagamento das contas em suas casas. Nesse contexto, a conta de energia é a principal, citada por 93% dos responsáveis únicos pelas contas.

Os pagamentos de luz são os que mais atrasam, com 12% dos entrevistados com contas de energia elétrica atrasadas há mais de dois meses. Em seguida, está a conta de água (9%), e, por último, a conta de gás (1%).

Em relação aos motivos para o atraso, a renda insuficiente é a principal razão nos casos das contas de energia e água. A segunda razão para o débito pendente é que os entrevistados priorizaram outras contas. Já no caso da conta de gás, a falta de organização financeira é o principal motivo para o não pagamento.

 

osul.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas